Grupo Emirates passa a utilizar o maior data center movido a energia solar do mundo
A parceria com a Moro Hub impulsionará a resiliência operacional e a capacidade de expansão do Grupo
Divulgação Emirates
São Paulo, Brasil. 14 de Abril de 2025. O Grupo Emirates se uniu a Moro Hub, uma subsidiária da Digital DEWA, para serviços de co-localização no Parque Solar Mohammad Bin Rashid Al Maktoum. O data center, localizado no parque, é o maior movido a energia solar do mundo, conforme certificado pelo Guinness World Records™.
A iniciativa de co-localização representa uma mudança significativa para a robusta infraestrutura de tecnologia do Grupo Emirates, à medida que a organização se prepara para sua próxima grande fase de crescimento. A companhia spera começar a realocar seu data center de meados de 2026 para a Moro Hub, que fornecerá serviços abrangentes de co-localizalão, incluindo espaço em rack, energia, resfriamento, fornecimento de equipamentos e outros serviços associados. Com esta mudança, o Grupo Emirates passará a utilizar energia limpa na ordem de 3.000 megawatts anualmente, o que é necessário para alimentar o data center.
O acordo foi firmado na presença de Sua Excelência Saeed Mohammed Al Tayer, diretor-geral e CEO da Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (DEWA), com assinaturas de Michael Doersam, diretor financeiro e de serviços corporativos do Grupo Emirates, e do engenheiro Marwan Bin Haidar, vice-presidente e CEO do grupo Digital DEWA.
“Guiados pela visão e diretrizes de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante de Dubai, continuamos a posicionar Dubai como líder global em inovação digital sustentável, totalmente alinhada com a Estratégia de Energia Limpa de Dubai 2050 e a Estratégia de Emissões Líquidas Zero de Carbono de Dubai 2050. Temos orgulho de fortalecer a jornada de sustentabilidade do Grupo com esta mudança estratégica para o maior data center verde movido a energia solar do mundo no Parque Solar Mohammed Bin Rashid Al Maktoum. Esta aliança estratégica com o Grupo Emirates sublinha a dedicação de Dubai em acelerar a transformação digital e reforçar sua posição global na aviação sustentável. Ao unir forças com eles, a Moro Hub está preparada para impulsionar o crescimento econômico sustentável e garantir um futuro movido pela inovação e sustentabilidade, consolidando assim a liderança de Dubai no cenário mundial”, afirma Sua Excelência Saeed Mohammed Al Tayer.
“Nossa parceria com a Moro Hub é um passo importante para nosso cenário tecnológico, à medida que nos preparamos para nossa próxima era de crescimento e expansão. Ambas as organizações compartilham uma visão comum de posicionar Dubai como líder global em tecnologia, inovação e sustentabilidade. Ao transferir nossas operações digitais para a Moro Hub, estamos construindo resiliência operacional, escalabilidade e, acima de tudo, reduzindo nossa pegada ambiental. A adoção de soluções de energia limpa reforça nosso compromisso com um futuro mais verde e impulsionado pela tecnologia”, declara Michael Doersam.
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Tecnologias da Azul mudam rota de avião no ar para economizar combustível e evitar turbulências.
Dois softwares inéditos na Aviação nacional – um já em uso, outro, em estudo -- serão capazes de alterar um trajeto com segurança, durante o voo, seja para encurtar a rota ou passar longe de uma corrente de ar. Mais do que conforto, as novidades devem proporcionar uma economia de quase R$ 29 milhões.
São Paulo, 09 de abril de 2025 – A Azul Linhas Aéreas, que opera 900 voos diariamente de bases de todos os cantos do país e do exterior, sempre teve a preocupação de aperfeiçoar cada vez mais os seus pousos e decolagens. E as iniciativas da companhia para isso envolvem mais do que a garantia de pontualidade e segurança.
Apoiada na expertise das suas equipes de Malha e do Centro de Controle de Operações (CCO) e também com o aval do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a companhia procura encurtar os trajetos de subida e descida de suas rotas mais frequentes, para deixar cada voo ainda mais rápido, eficiente e econômico. Com isso, só no ano passado, a Azul conseguiu economizar 15,6 milhões de litros de combustível – o equivalente a dois anos da ponte aérea Rio-São Paulo, por exemplo.
A partir de agora, graças a uma tecnologia desenvolvida por um parceiro especializado da companhia, e inédita na Aviação nacional, esses encurtamentos de rota poderão ser feitos também ao longo do percurso do voo, e de forma mais dinâmica, com a aeronave no ar, sem qualquer risco para a segurança dos Clientes e da Tripulação.
Trata-se de um software, adaptado a um tablet, que funciona como esses aplicativos de avaliação do trânsito nas ruas e rodovias. E que, com base em obstáculos e pontos de congestionamento reportados pelo caminho, avaliam e redefinem o melhor caminho para o motorista. No caso dos voos, o histórico das aeronaves que voam pelo mesmo percurso em outros horários é que servirá de guia para os pilotos da vez definirem um novo trajeto – dentro das possibilidades e permissões do DECEA -- a fim de encurtar a chegada ao destino e, portanto, reduzir o consumo de combustível.
De acordo com Daniel Tkacz, vice-presidente Operacional da Azul, a novidade, que já está em funcionamento, será mais um grande apoio às operações, porque permitirá ajustes em tempo real no planejamento dos voos e, portanto, deve gerar uma economia de quase R$ 29 milhões para a companhia neste ano. Além disso, o executivo adianta que há outra ferramenta que está em estudo, com funcionamento similar a essa de encurtamento, mas para desviar de turbulências com base em outras aeronaves que passaram pela região. “Essa outra novidade vai permitir que o voo seguinte consiga identificar, antes mesmo de decolar, o melhor trajeto para desviar da corrente de ar e seguir viagem tranquilamente. Bom para a companhia e melhor ainda para o conforto dos nossos Clientes”, comemora.
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Air Europa implementa sistema de IA para agilizar a localização de objetos esquecidos
Divulgação.
A Air Europa segue inovando para aprimorar a experiência de seus clientes. A companhia firmou uma parceria com a empresa espanhola Foundspot, para digitalizar e otimizar o processo de localização de objetos esquecidos a bordo. A solução tecnológica torna o procedimento mais ágil e eficiente, oferecendo aos passageiros uma maneira prática e rápida de recuperar os seus pertences.
O sistema utiliza um algoritmo exclusivo baseado em inteligência artificial. Assim que um passageiro percebe a perda de um item, ele pode acessá-lo por meio de uma página especial da Air Europa e Foundspot, registrando as informações sobre o objeto, o local onde acredita tê-lo deixado e o horário aproximado. A tecnologia cruza esses dados com os itens encontrados pelo time da Air Europa, que são armazenados e cadastrados na plataforma. Caso haja uma correspondência, a equipe da companhia confirma a identificação e, se validada, o passageiro recebe um e-mail com um formulário para solicitar a devolução do item por serviço de entrega para qualquer lugar do mundo.
A IA já está ativa em diversos aeroportos espanhóis, incluindo Madrid-Barajas, Palma de Mallorca, Barcelona, Málaga, Valência, Alicante, Bilbao, Ibiza, Gran Canaria e Lanzarote. Além de oferecer mais comodidade aos clientes, a solução reduz significativamente o tempo necessário para localizar objetos, otimiza o espaço de armazenamento e aumenta a taxa de devolução entre 80% e 400%, evitando que os passageiros precisem substituir itens perdidos desnecessariamente.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Air Europa em utilizar tecnologia para aprimorar a experiência do cliente – seja na compra de passagens, na jornada pelo aeroporto ou durante o voo. A companhia, que recentemente implementou um sistema de pagamento compartilhado de passagens, permitindo que diferentes pessoas ou cartões de crédito arquem com uma mesma reserva, também foi reconhecida com a certificação quatro estrelas da APEX (Airline Passenger Experience Association), destacando seus elevados padrões de qualidade e atendimento ao passageiro.
Feira DroneShow Robotics 2025 reunirá principais marcas de drones do mundo.
Organizado pela MundoGEO desde 2015, evento é o principal encontro do setor de drones profissionais da América Latina e reúne indústria, governo, universidades e usuários de soluções produzidas por drones. A DroneShow Robotics ocorrerá entre 3 e 5 de junho de 2025, no Expo Center Norte - Pavilhão Azul, em São Paulo.
A MundoGEO realizará entre 3 e 5 de junho de 2025, no Expo Center Norte - Pavilhão Azul, em São Paulo, a DroneShow Robotics 2025. O evento ocorre em um momento de expansão no setor de drones em todo o mundo. Segundo a Mordor Intelligence, esse mercado deve atingir, globalmente, US$ 67 bilhões até 2029.
A DroneShow Robotics é o maior encontro do setor de drones profissionais da América Latina e um dos principais do mundo. E como já é tradição, reunirá grandes marcas na feira de negócios, como DJI, SenseFly/AgEagle, XAG e Xmobots. Essas marcas abrangem diversos ramos, incluindo fabricantes, mas também geradores de energia, misturadores de calda, sensores embarcados e sistemas de processamento de imagens. Sem contar prestadores de serviços de mapeamento 3D, pulverização, controle biológico, delivery e inspeções.
O evento terá a presença de órgãos públicos que atuam diretamente no setor de drones: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Ministério da Defesa (MD).
Além da feira, especialistas debaterão os assuntos mais atuais em seminários, como Geotecnologias e Drones na Agricultura, e ministrarão cursos nas áreas de aerolevantamento, inspeções e monitoramento, processamento de imagens, e agricultura e florestas.
A edição do ano passado da DroneShow Robotics superou as expectativas, com mais de 8 mil visitantes de 33 países, representando 42% de crescimento em relação à feira de 2023. Além disso, teve mais de 200 marcas e cresceu 50% em área. Um dos pontos altos do evento foi a oferta de conteúdo através de cursos, seminários e fóruns com especialistas discutindo projetos, regulamentação e tendências. Foram mais de 150 horas de conteúdo, 180 palestrantes e representantes de mais de 30 países entre os visitantes da feira.
“Desde 2015 a DroneShow Robotics vem acompanhando a evolução do mercado de drones no Brasil, com uma regulamentação mais abrangente e moderna e com o uso de equipamentos de alta tecnologia. Por isso, quem for até o evento poderá ver de perto as principais novidades e compreender os próximos passos do setor”, comenta o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.
A DroneShow Robotics é organizada pela MundoGEO, que pertence à Italian Exhibition Group (IEG), e acontece de forma presencial desde 2015 anualmente em São Paulo. De forma simultânea à DroneShow Robotics, acontecem no mesmo local outros três eventos com grande sinergia: o MundoGEO Connect, sobre tecnologias de captura da realidade; o SpaceBR Show, sobre a cadeia produtiva do setor e as soluções que vêm do espaço; e o Expo eVTOL, sobre “carros voadores” e mobilidade aérea avançada.
Serviço:
O quê: DroneShow Robotics 2025
Quando: 3 e 5 de junho de 2025
Formato: Presencial
Onde: Expo Center Norte - Pavilhão Azul, em São Paulo
Mais informações: www.droneshowla.com
SITA e NEC se unem para impulsionar a adoção global de identidades digitais em viagens .
NEC integra o ecossistema de viagens digitais da SITA para atender aos desafios de interoperabilidade e acelerar a adoção da tecnologia de digitalização de documentos em todo o setor.
GENEBRA E TÓQUIO – 8 de abril de 2025 – A SITA, líder global em tecnologia de transporte aéreo e gerenciamento de fronteiras, e a NEC Corporation (NEC), líder global em tecnologias de autenticação biométrica, assinaram um acordo para acelerar a adoção da tecnologia de identidade digital no setor de viagens.
Por meio dessa colaboração, a NEC se une ao ecossistema de viagens digitais da SITA, uma estrutura aberta e interoperável que conecta vários sistemas para verificação de identidade digital em tempo real. Desenvolvido em parceria com a Indicio, o hub da SITA elimina a necessidade de integrações diretas entre emissores e verificadores, simplificando a adoção por aeroportos, companhias aéreas e governos.
No centro do ecossistema está a Trust Network, que rege a forma como as credenciais digitais são compartilhadas com segurança em todo o mundo. Criada com uma abordagem de privacidade desde a concepção, a rede oferece aos viajantes o controle sobre seus dados, inclusive quando e com quem eles compartilham suas credenciais. A forte ênfase na segurança e privacidade das informações significa que elas permanecem protegidas e no domínio do viajante.
Com 28% das companhias aéreas e 43% dos aeroportos planejando implementar soluções de gerenciamento de identidade biométrica nos próximos 12 meses, de acordo com o relatório de Insights em TI do Transporte Aéreo, da SITA, a demanda por sistemas interoperáveis está em crescimento. A falta de padronização retardou a adoção generalizada, mas a colaboração SITA-NEC aborda esse desafio por meio de uma estrutura dimensionável para a troca segura de identidades.
“Depois de anos de investimento, a aviação e outros stakeholders do setor estão percebendo agora todo o potencial das identidades digitais, e, com isso, a indústria está se preparando para crescer”, ressalta Jeremy Springall, vice-presidente sênior de Fronteiras da SITA. “Com a expertise biométrica da NEC e a liderança da SITA em pontos de contato biométricos em todo o mundo, estamos bem posicionados para acelerar a transformação das viagens digitais globalmente.
“A NEC traz mais de 125 anos de inovação e um histórico global em tecnologias de identidade confiáveis”, disse Nanaumi Nagamine, diretora sênior do Departamento de Informação e Documentação da NEC. "Com a SITA, forneceremos soluções biométricas comprovadas em aeroportos ao redor do mundo, criando experiências de viagem seguras e otimizadas para milhares de passageiros diariamente. Essa colaboração ampliada acelerará a adoção global e estabelecerá um novo padrão para a identidade digital confiável no setor."
Ao enfrentar desafios de interoperabilidade há muito tempo, a colaboração entre a SITA e a NEC aumentará a adoção de identidades digitais pelos passageiros, ajudando o setor a reduzir gargalos, melhorar a segurança e aprimorar a experiência do viajante em cada ponto de contato.
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SAF Registry entra em operação.
08 de abril de 2025 (Genebra) – A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) lançou o SAF Registry (combustível de aviação sustentável), que será gerenciado pela Organização de Descarbonização da Aviação Civil (CADO). O SAF Registry vai atuar como um mercado global de SAF e acelerar a transição para zero emissão líquida até 2050.
“A descarbonização da aviação é um trabalho em equipe. Ao lançar o SAF Registry e criar a CADO para gerenciá-lo, colocamos em prática uma plataforma fundamental com benefício para todas as organizações e empresas que operam na cadeia de valor do SAF. O SAF Registry permite que todas as empresas aéreas do mundo tenham acesso ao SAF e que suas compras de SAF sejam usadas para neutralizar suas obrigações relacionadas ao clima neste domínio. O sistema registra os atributos ambientais das compras de SAF de forma imutável, evitando contagem dupla. As empresas aéreas, seus clientes corporativos, produtores de combustível, órgãos reguladores e todas as organizações relacionadas podem registrar e contabilizar suas transações de SAF em um mercado global de SAF. Embora o sistema seja de importância fundamental e um avanço histórico, este é apenas um passo no caminho para um mercado global de SAF maduro, transparente e líquido. O SAF Registry não faz milagre sozinho, mas sem ele, nenhum milagre poderá ser feito. Um progresso ainda maior exige apoio político ativo para o aumento de toda a produção de energia renovável, e para o SAF dentro dessa produção. Os governos devem realocar o apoio que fornecem aos produtores de combustíveis fósseis para favorecer a produção de energia renovável. O precedente dos mercados de energia eólica e solar é o exemplo a seguir, e isso sem mais demora”, avalia Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de sustentabilidade e economista-chefe da IATA.
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Thales anuncia Unidade de Medição Inercial (IMU) de próxima geração para navegação resiliente.
A Thales anunciou hoje, 07/04, uma tecnologia inovadora – com a criação de uma nova Unidade de Medição Inercial (IMU), em sua linha de produtos TopAxyz, que utiliza tecnologia MEMS, criando um avanço nas soluções de navegação.
A nova unidade, construída com base na tecnologia comprovada da IMU TopAxyz da Thales, é o resultado de um extenso investimento não apenas em pesquisa e desenvolvimento, mas também em instalações de produção avançadas, com tecnologia de ponta e expertise em navegação inercial. O resultado é um sistema de navegação mais resiliente, que é mais compacto (20% menor), leve (10% a menos) e que consome menos energia, graças ao uso de acelerômetros MEMS, ao invés de mecânicos.
Desempenho de classe mundial
O TopAxyz é a unidade de navegação de classe mundial no mercado atualmente e pode ser usada em uma ampla gama de aplicações civis e militares, como aviões, helicópteros, UAVs, veículos terrestres, armas, lançadores e navios. Comprovada em combate, a nova IMU mantém o mesmo nível de alto desempenho, fornecendo informações precisas de localização, navegação, atitude e rumo, além de oferecer maior resiliência em ambientes adversos, como forte aceleração, vibração, campos eletromagnéticos e hipervelocidade. Na aviação comercial, o TopAxyz acumula 35 milhões de horas de voo, demonstrando o melhor nível de precisão, segurança e confiabilidade, mesmo nas condições mais críticas.
Nos últimos anos, operações de bloqueio e falsificação de GPS se tornaram cada vez mais comuns, afetando a navegação de plataformas civis e militares em todos os ambientes - ar, terra e mar. Portanto, sistemas de navegação em tempo real confiáveis e seguros que resistam a essas ameaças externas são essenciais. A nova IMU TopAxyz mantém a capacidade de navegação resiliente, apesar dessas ameaças.
Inovação tecnológica
Este design inovador é baseado em sensores avançados da Thales, utilizando um Giroscópio a Laser Anel (RLG) de três eixos e três acelerômetros MEMS digitais com massa e fator de forma muito reduzidos, em uma única unidade. A tecnologia MEMS facilita a produção em série, permitindo um aumento rápido nas taxas de produção. Este desenvolvimento contribuirá significativamente para o crescimento da produção, que começou com a triplicação da capacidade atualmente em andamento no site da Thales em Châtellerault.