Líder Aviação se torna Centro de Serviço Reconhecido Leonardo 

 

Empresa fortalece sua posição no mercado e amplia visibilidade nos centros de serviço em Brasília e Rio de Janeiro,

 

Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, acaba de anunciar que, além de já ser homologada para a manutenção de helicópteros Leonardo, agora se torna Centro de Serviço Reconhecido pelo fabricante. O contrato foi assinado durante a LAAD Defense & Security 2025, maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. 

Esta nova certificação, que abrange os centros de manutenção da empresa em Brasília e Rio de Janeiro, representa um avanço significativo na oferta de serviços especializados para a linha de helicópteros da marca italiana.

 

Expansão dos serviços

 

A certificação como Centro de Serviço Reconhecido Leonardo permite à Líder Aviação que continue oferecendo uma gama completa de serviços de manutenção para todas as aeronaves da marca, incluindo inspeções de rotina, reparos, atualizações de componentes e suporte técnico avançado, agregando credibilidade e visibilidade à sua atuação. Com esta nova posição, a Líder fortalece seu compromisso em fornecer serviços que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela Leonardo. Esse reconhecimento atesta a alta qualificação da empresa, garantindo processos mais ágeis, além de atendimento ainda mais personalizado e uma experiência aprimorada para os clientes.

 

“Estamos entusiasmados com esta nova etapa, que não apenas evidencia nossa capacidade técnica, mas também demonstra nosso empenho em oferecer serviços de excelência para a manutenção de aeronaves Leonardo”, comenta Junia Hermont, CEO da Líder Aviação. “Esse reconhecimento também impulsiona nossa estratégia de mercado, consolidando a Líder como referência no segmento”, explica a executiva.

 

Parceria de longa data

 

A Líder Aviação já era homologada para a manutenção nos modelos da Leonardo Helicopter, e a certificação como Centro de Serviço Reconhecido consolida ainda mais esta parceria. Os centros de serviço em Brasília e Rio de Janeiro contam com tecnologia de ponta e uma equipe altamente capacitada, garantindo padrões de qualidade que atendem às exigências da fabricante italiana.
 

Junia Hermont, CEO da Líder Aviação, e Corrado Badalassi, Vice Presidente de Vendas da América do Sul da Leonardo Helicopter

 

______________________________________________________________________

 China Proíbe Companhias Aéreas de Comprar Aeronaves da Boeing em Retaliação às Tarifas dos EUA.

 

Em uma escalada significativa na guerra comercial entre China e Estados Unidos, o governo chinês ordenou que suas companhias aéreas suspendam a compra de aeronaves da fabricante americana Boeing. A medida é uma resposta direta às tarifas de até 145% impostas pelo presidente Donald Trump sobre produtos chineses, que foram retaliadas por Pequim com tarifas de 125% sobre importações americanas.

 

A decisão de Pequim visa não apenas aeronaves completas, mas também peças e equipamentos de aviação provenientes dos EUA. Analistas apontam que as tarifas tornam economicamente inviável a aquisição de produtos da Boeing pelas companhias aéreas chinesas, dobrando ou até triplicando seus custos.

 

A Boeing, que considera a China um de seus maiores mercados em crescimento, enfrenta um revés significativo. As ações da empresa caíram até 4,6% após o anúncio. Entre 2025 e 2027, as principais companhias aéreas chinesas — Air China, China Eastern Airlines e China Southern Airlines — planejavam receber 45, 53 e 81 aeronaves da Boeing, respectivamente. 

Com a suspensão das compras da Boeing, as companhias aéreas chinesas podem intensificar parcerias com a europeia Airbus e investir no desenvolvimento do jato nacional Comac C919. No entanto, especialistas alertam que o C919 ainda depende significativamente de componentes estrangeiros, o que pode limitar sua capacidade de substituir completamente as aeronaves da Boeing no curto prazo.

 

O ex-presidente Donald Trump comentou sobre a decisão chinesa, afirmando que a China "voltou atrás em um importante acordo com a Boeing". Enquanto isso, o governo chinês estuda formas de apoiar suas companhias aéreas que enfrentam custos mais altos devido à suspensão das compras.

 

A proibição imposta pela China às compras de aeronaves da Boeing marca um novo capítulo na crescente tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo. O impacto dessa decisão se estende além das fronteiras dos dois países, afetando a indústria aeronáutica global e sinalizando possíveis mudanças nas dinâmicas de mercado e nas cadeias de suprimentos internacionais.

 

_______________________________________________________


TCP recebe importação de helicóptero Bell 412

Operação de içamento foi executada por equipe de carga projeto do Terminal

 

link (1).jpeg

No mês de março, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu a importação de helicóptero Bell 412. A aeronave multipropósito, conhecida por sua aplicabilidade no mercado civil e militar, é equipada com uma turbina dupla, rotor de quatro pás, e possui aproximadamente 17 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e pesa pouco mais de 3 toneladas.


“A estratégia da TCP é atuar como um terminal ‘one stop shop’ para seus clientes, disponibilizando as soluções e os serviços logísticos mais modernos disponíveis no mercado para uma gama diversificada de demandas. A operação do helicóptero reforça a aptidão do Terminal para atender o mercado que busca movimentar cargas especiais com segurança e agilidade”, explica o gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, Giovanni Guidolim.


O helicóptero, transportado em um contêiner MAFI (com rodas, mas sem teto e paredes), foi descarregado pela rampa principal de um navio de cargas rolantes (ro-ro) e ficou armazenado no Terminal até a primeira semana de abril, quando a carga seguiu para seu destino.


“A operação de uma carga de grande valor agregado, sensível, e de dimensões não convencionais, como um helicóptero, exige uma equipe qualificada e equipamentos adequados para garantir a integridade da mercadoria durante a movimentação. Por se tratar de uma operação complexa, ela demanda um desenho logístico customizado e integrado, garantindo, assim, a integridade do bem de nosso cliente” ressalta Fabio Mattos, gerente de operações logísticas da TCP.

Clique aqui e confira o vídeo completo da operação.


A equipe do Terminal utilizou uma empilhadeira de grande porte para levantar e posicionar adequadamente o contêiner MAFI contendo o helicóptero na área de operação de cargas projeto (mercadorias com pesos, medidas e dimensões maiores que as cargas convencionais). Em seguida, a aeronave foi devidamente preparada para ser içada por uma empilhadeira retrátil de grande porte (reach stacker) da TCP e posicionada na carroceria do caminhão para transporte até seu destino final.


Assim como aeronaves, o Terminal também movimenta uma grande quantidade de outros equipamentos de grande porte, como ônibus, colheitadeiras, escavadeiras, tratores, caminhões e veículos de combate blindados, que ultrapassam as dimensões adequadas para o embarque em contêineres.

 

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

Se tem interesse em vender ou comprar  uma aeronave, preencha os dados abaixo. Temos as melhores opções de compra e venda.