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Cessna SkyCourier será destaque na LABACE após demonstração por nove cidades brasileiras.
 

O modelo, que é um dos mais comentados no Brasil ultimamente, estará pela primeira vez no evento.

 

 

São Paulo, agosto de 2025– A TAM Aviação Executiva, representante autorizada de vendas no Brasil da Textron Aviation Inc., expõe na LABACE o primeiro Cessna SkyCourier em operação da América Latina. O evento ocorre de 5 a 7 de agosto, no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo.

 

Depois de uma série de apresentações de sucesso em nove cidades brasileiras – Manaus (AM), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Vitória (BA) e São Paulo (SP) – o Cessna SkyCourier aterrissa na LABACE 2025, onde ficará em exposição estática durante o evento.

 

“Estamos felizes de sermos o primeiro país de toda a América Latina a apresentar ao mercado de aviação executiva uma aeronave que agrega valor a diversas missões, graças a sua capacidade de carga e versatilidade. E é ainda mais especial poder expor a aeronave pela primeira vez na LABACE. Trazer essa novidade para a feira reforça nosso compromisso em apresentar soluções robustas, eficientes e alinhadas às necessidades do mercado brasileiro, que é exigente e desafiador, principalmente por conta da nossa dimensão continental,” destaca Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.
 

Sobre o Cessna SkyCourier

 

Versão para passageiros

 

O turbo-hélice bimotor de asa alta Cessna SkyCourier oferece uma combinação de desempenho e custos operacionais mais baixos e atende tanto às operações dedicadas ao transporte regional de pessoas quanto às destinadas ao transporte de grandes volumes de carga. É ideal para frete aéreo, passageiros (capaz de levar até 19 pessoas) e operadores de missões especiais.

 

Versão cargueira

 

O modelo é alimentado por dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC e apresenta a McCauley Propeller C779, uma hélice de alumínio de quatro pás de 110 polegadas, para serviço pesado e confiável. O SkyCourier é operado com aviônicos Garmin G1000 NXi e atinge uma velocidade máxima de cruzeiro de 210 kts (389 km/h). O SkyCourier tem um alcance máximo de 920 NM (1.704 km). A aeronave possui uma grande porta e uma cabine de piso plano, além de alta capacidade de carga útil.

Vale destacar que, com menos de um mês de operação no Brasil, o SkyCourier já é um dos modelos mais comentados no país.

Para saber mais sobre o modelo, acesse: Link

 

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Na semana da LABACE, Solojet leva winglets da Tamarack para o Campo de Marte

Solução promete até 15% de economia de combustível e maior conforto em voos executivos.

 

São Paulo, julho de 2025 – A Solojet Aviação, oficina autorizada oficial no Brasil da Tamarack Aerospace Group e referência em aviação executiva no país, levará, na semana da LABACE 2025, os Active Winglets para o Campo de Marte, em São Paulo. A empresa receberá clientes e convidados em um hangar exclusivo, localizado no setor E do aeroporto (Av. Santos Dumont, 1979 - Setor E - Lote 13, Santana), onde apresentará sua inovadora solução de winglets, já testada com sucesso em aeronaves da família Cessna Citation 525. Essa tecnologia revoluciona o desempenho de jatos executivos, oferecendo benefícios como economia de combustível e maior conforto em voo.

A tecnologia Active Winglets da Tamarack, certificada pelas autoridades aeronáuticas norte-americana (FAA), europeia (EASA) e homologada no Brasil, é instalada exclusivamente pela Solojet em modelos da família Cessna - CESSNA CITATION 525, sendo CJ1, CJ1+, CJ2, CJ2+, CJ3, CJ3+, M2 e M2 Gen2. São dispositivos instalados nas extremidades das asas e são amplamente utilizados na aviação comercial e em parte da aviação executiva. Eles otimizam a performance das aeronaves, proporcionando benefícios como economia de até 15% no consumo de combustível, maior alcance e estabilidade aprimorada, resultando em voos mais suaves para passageiros e tripulantes.

No hangar que a Solojet reservou durante a LABACE, os visitantes terão a oportunidade de ver de perto os winglets instalados em um CitationJet 525. Apenas durante a semana da LABACE, os interessados poderão adquirir essa tecnologia com condições de preço especiais.

Vantagens dos Active Winglets para o mercado brasileiro

Com um território continental, aeroportos alternativos limitados e um setor agrícola em expansão que depende fortemente da aviação executiva, o Brasil é um ambiente ideal para os benefícios oferecidos pela tecnologia da Tamarack. Aeronaves equipadas com Active Winglets apresentam maior razão de subida, maior autonomia, e aumento do peso máximo de decolagem, atendendo às necessidades dos operadores brasileiros por operações seguras. A tecnologia já modernizou quase 10% da frota global da família CITATION 525, demonstrando sua eficácia e confiabilidade.

Família CITATION 525: Citation Jet, CJ1, CJ1+, CJ2, CJ2+, CJ3, CJ3+

Solojet Aviação expande operação na Bahia

Em fevereiro de 2025, a Solojet inaugurou um hangar de 1.500 m² no Aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste da Bahia, polo agropecuário conhecido como “a capital do agronegócio do oeste baiano”. A região, com alta demanda por aviação de negócios, beneficia-se dos serviços de manutenção para turboélices e jatos, além do programa Solojet Shares. A empresa é homologada para modelos como Beechcraft / King Air C90 SERIES (C90, C90A, C90GT, C90GT, E90, F90), 200, B200, 200GT, B300, 200 B200, 200gt, e B300; Cessna 500/550, 525 A/B, 560XL, 650 e 750, Hawker Beechjet 400 A/XP e 4000, e Learjet 40/45/70 e 75.

“É uma aposta na aviação executiva brasileira, levando manutenção de qualidade para uma região carente de infraestrutura”, ressalta Cláudio Bernstein, COO da Solojet.

Solojet Shares: Compartilhamento de aeronaves com o Cessna Citation X e Hawker 400XP

A Solojet também destaca seu programa de compartilhamento de aeronaves, o Solojet Shares, que agora inclui o Cessna Citation X. A empresa comercializa cotas de propriedade compartilhada para esse jato, que pode transportar até 8 passageiros, atinge velocidades de aproximadamente 1.120 km/h (Mach 0.92) e possui um alcance de até 5 mil quilômetros, com teto máximo de 51 mil pés (15.500 metros). Além do Citation X, a Solojet oferece cotas para o Hawker 400XP, com quatro jatos desse modelo em sua frota.

A modalidade de propriedade compartilhada, autorizada no Brasil desde 2020, tem atraído cada vez mais clientes que buscam uma alternativa prática e econômica à posse integral de uma aeronave. “A propriedade compartilhada é muito vantajosa, sobretudo para reduzir custos com fretamento. É ideal para empresas que necessitam de transporte aéreo, mas não tem demanda suficiente para possuir uma aeronave exclusiva”, completa Bernstein.

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As ações da Embraer (EMBR3) foram destaque nesta quarta, depois que a Casa Branca oficializou a isenção de tarifas para componentes específicos da indústria aeronáutica brasileira. A medida, que veio na ordem executiva divulgada hoje, alivia a pressão sobre a operação da companhia, que tem parte da sua produção nos EUA e depende da importação de peças-chave do Brasil.


O mercado reagiu rapidamente, EMBR3 chegou a disparar mais de 11% no intraday, com forte fluxo comprador. A leitura foi clara: a isenção tirou da mesa o risco de um impacto direto nas margens e nos prazos de entrega. Mesmo sem abranger as aeronaves inteiras, o alívio nas peças já foi suficiente para destravar valor e trazer respiro para o papel, que vinha sofrendo com o noticiário das últimas semanas.


Essa virada reforça o peso da Embraer na engrenagem industrial americana. A movimentação do CEO nos bastidores, com reuniões em Washington e articulação política, se provou eficiente. A empresa jogou o jogo certo, soube se posicionar como parceira estratégica dos EUA e colheu o resultado.


Na minha visão, foi uma defesa de histórica. A Embraer conseguiu desarmar um risco relevante e ainda sair fortalecida. Mostrou resiliência, entregou resultado político e, e ainda, reposicionou o papel para o investidor que busca qualidade com preço.

Rodrigo Vignoli, Sales de Renda Variável da InvestSmart XP

 

 

 

LABACE chega a sua 20ª edição com estreia no Campo de Marte e projeção recorde de público e negócios.

 

São Paulo, 21 de julho de 2025 – A 20ª edição da LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), maior e principal feira de aviação de negócios da América Latina, estreia no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, marcando o início de uma nova fase para o setor no Brasil. A mudança de local representa mais do que uma adequação logística: inaugura uma era de expansão, inovação e fortalecimento institucional da aviação de negócios. O evento acontecerá de 5 a 7 de agosto.

A nova área disponível passará de 38.400 m² para mais de 110.000 m² considerando todo o potencial de crescimento que a nova localidade pode oferecer, um aumento de quase 3 vezes na estrutura do evento. O acréscimo expressivo de espaço amplia as possibilidades de exposição de aeronaves, circulação de público, montagem de estandes e realização de ativações especiais ao longo dos três dias de feira. O Campo de Marte, que fica na Zona Norte da cidade, oferece acesso facilitado, ampla visibilidade e mais possibilidades de operação e exposição de aeronaves, e até demonstrações reforçando a importância estratégica da aviação geral no Brasil.

“Com a mudança para o Campo de Marte, ganhamos espaço para demonstrações de voo, integração com o futuro Museu Aeroespacial Paulista (MAPA) e a possibilidade de receber voos de visitantes com suas próprias aeronaves, o que era impraticável em Aeroporto de Congonhas, antiga moradia do show. Esse novo formato nos permite mostrar ao mundo a maturidade da aviação de negócios brasileira”, afirma Flavio Pires, CEO da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), organizadora da feira.

A LABACE é reconhecida como o principal ponto de encontro anual da aviação de negócios na América Latina e possui papel fundamental no fortalecimento do setor aéreo brasileiro. Na última edição, o evento reuniu cerca de 18 mil visitantes exclusivamente ligados ao setor, atraiu mais de 144 expositores nacionais e internacionais, e movimentou aproximadamente US$ 300 milhões em negócios durante os três dias de feira.

“Além de apresentar as principais inovações em aeronaves e serviços, a LABACE promove debates técnicos, discute políticas públicas para o setor e oferece oportunidades de networking entre proprietários de aeronaves, empresários do setor, operadores, fabricantes, autoridades e investidores. Sua relevância vai além da exposição: é um catalisador de negócios  e um motor para o crescimento sustentável da aviação civil no país”, ressalta Pires.

A edição de 2025 traz ainda uma série de novidades e diferenciais que reforçam seu protagonismo. Entre os destaques estão:

  • Receptivo VIP no terminal de passageiros para quem chega em aeronaves;
  • Shuttle interno com acesso direto à feira dentro do aeroporto;
  • Novo espaço de tecnologia e inovação, reunindo empresas do setor;
  • Ações de sustentabilidade, com inventário de emissões e iniciativas ESG;
  • Parcerias culturais com o Museu Aeroespacial Paulista, que levará  aeronaves históricas de relevo mundial à exposição;
  • Serviços de concierge com sugestões turísticas e gastronômicas para visitantes, principalmente ao público estrangeiro.

Outro diferencial é que a edição deste ano acontece em um momento de forte crescimento da aviação de negócios no Brasil. Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o país ultrapassou recentemente a marca de 1.000 jatos executivos, com um aumento de cerca de 17% na frota apenas nos últimos 12 meses. Com isso, o Brasil se mantém como o segundo maior mercado de jatos executivos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. “Acho que vamos nos distanciar nessa posição. Temos um mercado profissionalizado, com formação e capacitação de pessoal, estrutura empresarial e expertise para seguir crescendo, além de um país continental muito dependente de transporte eficiente e seguro”, completa o CEO da ABAG.

“Nosso objetivo é continuar dando protagonismo à indústria e ao ecossistema que movimenta a aviação de negócios: operadores, oficina de manutenção, fornecedores de tecnologia, revendedores de equipamentos e peças, escolas de formação, serviços de FBO, etc”, complementa o CEO. 

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Aviation XP Centro-Oeste 2025 reúne mais de 2.800 visitantes e amplia presença do setor Centro-Oeste.

Com 31 aeronaves expostas e 53 marcas participantes, edição foi a maior realizada até agora e reforça protagonismo da aviação geral na região.


 

São Paulo, julho de 2025 – A quinta edição da Aviation XP Centro-Oeste chegou ao fim, consolidando-se como um dos principais encontros da aviação geral e executiva do país. Realizado nos dias 25 e 26 de junho, no Condomínio Aeronáutico Liberty, em Goianápolis (GO), o evento atraiu aproximadamente 2.800 visitantes, contou com a presença de 53 marcas expositoras e apresentou 31 aeronaves ao público, o maior número de modelos expostos já registrado na feira.

Com programação focada em negócios e networking, a Aviation XP mais uma vez atraiu os principais players do setor, incluindo fabricantes como Embraer, Pilatus, Tecnan, Epic, Textron, Thrush, Leonardo e Robinson. Ao longo dos dois dias, o evento reafirmou a força da aviação executiva, agrícola e de operações especiais no Centro-Oeste, especialmente em um estado com protagonismo no setor como Goiás.

“Fechamos a maior edição da história da Aviation XP Centro-Oeste com números expressivos e uma qualidade de público e expositores que eleva ainda mais o patamar do evento. É gratificante ver a consolidação da feira como uma vitrine estratégica para o setor”, afirma Gledson Castro, diretor da G2C Events, organizadora da Aviation XP. “Já estamos trabalhando para a edição de 2026, cuja data será anunciada em breve”.

Sérgio Borges, diretor do Condomínio Aeronáutico Liberty, que sediou a feira pela primeira vez, e empresário à frente da Planar Aviação, também destacou a importância do evento para a região e para a promoção da infraestrutura aeronáutica local. “A edição deste ano superou todas as expectativas. Recebemos um público altamente qualificado, conectamos empresas estratégicas e reforçamos o posicionamento do Liberty como um polo real e ativo da aviação executiva no Brasil. Goiás mostrou que tem localização, estrutura e visão para ser protagonista”.

Goiás segue como referência nacional na aviação geral. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o estado conta com 1.621 aeronaves registradas, ocupando a 7ª posição no país e detendo 26% da frota da região Centro-Oeste — atrás apenas do Sudeste. A força do agronegócio é um dos principais impulsionadores do setor no estado, que figura como o 4º maior em aviação agrícola no Brasil.

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São Paulo, junho de 2025 - Na próxima quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 de junho,  acontece a 5ª edição do Aviation XP Centro-Oeste, a maior edição até hoje com mais de 50 marcas presentes e 25 aeronaves expostas. Alguns dos principais fabricantes de aeronaves estão confirmados: Embraer, Pilatus, Tecnan,Textron, Bell e Epic. São esperados mais de 3 mil visitantes ao longo dos dois dias de evento, que este ano acontece no Aeroporto Condomínio Liberty, sempre das 13h às 20h;

“Todos os espaços para expositores da Aviation XP foram vendidos, o que reforça o sucesso e a importância do evento na região. Serão dois dias indispensáveis para o setor”, afirma Gledson Castro, diretor da G2C Events, organizadora do encontro.

Goiás se destaca no cenário da aviação executiva e agrícola. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o estado possui 1.621 aeronaves registradas, ocupando a 7ª posição no ranking nacional. No Centro-Oeste, a região detém a segunda maior frota de aviação geral, com 26%, atrás apenas do Sudeste, que possui 37%. O agronegócio, que é um dos principais motores da aviação no estado, coloca Goiás como o 4º maior do país nesse setor, atrás de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 2024, a frota de aviação agrícola brasileira cresceu 7,2%, alcançando 1.997 aeronaves em operação até dezembro do ano passado.

Para mais informações, visite https://aviationxp.com.br/ 

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ABDI e Ministério da Defesa assinam acordo para fortalecimento da Indústria de Defesa

 

Acordo reafirma compromisso do governo com o fortalecimento da autonomia tecnológica e produtiva nacional e o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor

 

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério da Defesa (MD) assinam, nesta terça-feira (24/06), às 10h30, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) de interesse mútuo para fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID) do país.

 

O ato de assinatura será realizado a portas fechadas no gabinete do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e contará com a presença do presidente da ABDI, Ricardo Capelli, e da diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência, Perpétua Almeida.

 

A BID é formada pelo conjunto de empresas estatais ou privadas que participam de uma ou mais etapas de pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e manutenção de produtos estratégicos de defesa.

 

O acordo a ser firmado está alinhado à Missão 6 da Nova Indústria Brasil (NIB), que prevê o fortalecimento dessa base, e terá ações estruturadas em quatro eixos:

 

primeiro eixo prevê a modelagem de offset ofertante, um mecanismo de compensação utilizado por países ou empresas que atuam como fornecedores de produtos e serviços de defesa e segurança no mercado internacional.

 

segundo eixo é a modelagem Gov-to-Gov para exportações de bens e serviços na Defesa. O terceiro eixoé a análise e monitoramento da BID, o que inclui estudos qualitativos e quantitativos de segmentos selecionados da base, com a geração de dados que subsidiem a construção de políticas públicas assertivas e apoiem a tomada de decisões relacionadas às metas da NIB.

 

Já o quarto e último eixo compreende o assessoramento técnico em compras públicas para inovação, com capacitações previstas para as Forças Armadas e outras estruturas do MD, a ser conduzido pelo HUBTEC, primeiro e único escritório brasileiro especializado, criado pela ABDI para ajudar gestores públicos a executarem instrumentos de compras públicas para inovação.

 

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Atech, empresa do Grupo Embraer, consolida sua presença na Europa com escritório em Portugal.

 

Companhia fortalecerá os objetivos estratégicos do negócio com presença ativa no exterior.

 

A Atech, empresa do Grupo Embraer, vai ampliar sua presença internacional para a Europa com a abertura de escritório em Lisboa, Portugal. A expansão ocorre em cooperação com a Embraer Defense Europe e abrange os setores de Defesa e Segurança, além da Gestão de Tráfego Aéreo.

 

A empresa já participa regularmente do Locked Shields, exercício anual de defesa cibernética organizado pelo Centro de Excelência em Defesa Cibernética Cooperativa (CCDCOE) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), e pretende consolidar ainda mais a sua presença na Europa junto à Embraer Europe Defense.

 

A abertura do primeiro escritório da Atech consolida a operação da empresa no exterior, sendo que suas tecnologias já desenvolvidas estão presentes em diversos países da Ásia e América Latina, além do Brasil.

 

“O escritório em Lisboa irá estreitar o relacionamento da Atech com empresas e organizações europeias. Já temos participação consolidada no Locked Shields da OTAN, e estamos empenhados em aumentar a nossa conexão com parceiros internacionais estratégicos visando a expansão de nossos negócios na Europa”, afirma Rodrigo Persico de Oliveira, CEO da Atech.

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Revo

Revo anuncia patrocínio ao SP Open

Maior torneio de tênis feminino realizado na capital paulista desde 2000 acontece de 6 a 14 de setembro, no Parque Villa-Lobos.

São Paulo, junho de 2025 - São Paulo tem se firmado como um dos principais centros de experiências de luxo na América Latina, especialmente quando se trata de eventos que unem sofisticação e entretenimento. Para reforçar cada vez mais seu compromisso com a excelência e a alta performance, a Revo – referência em mobilidade aérea de alto padrão – anuncia patrocínio ao SP Open, torneio da categoria WTA 250 e maior evento feminino de tênis realizado na capital paulista desde 2000. 

O tênis, tradicionalmente associado à elegância, encontra grande repercussão entre o público de alto padrão. O torneio terá 32 tenistas na chave principal, 16 atletas no qualifying e 16 duplas disputando partidas em quadra rápida. A competição acontece entre 6 e 14 de setembro de 2025, no Parque Villa-Lobos, local que já recebeu diversas competições da modalidade nas últimas décadas.

“Este torneio representa um marco não apenas para o tênis feminino, mas para o cenário esportivo como um todo. Estamos entusiasmados com a oportunidade de patrocinar um evento tão grandioso como o SP Open. A iniciativa reforça o compromisso da Revo com experiências exclusivas, conectando o lifestyle sofisticado aos nossos valores, como excelência e alta performance”, afirma Patricia Dib, CMO da Revo.

Com helicópteros bimotores e sempre com dupla tripulação a bordo, a Revo opera com rotas fixas que conectam a Faria Lima e o Cidade Jardim ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, Alphaville, Fazenda Boa Vista e Quinta da Baroneza, com os mais altos padrões de segurança e conforto do setor. Além disso, a Revo dispõe de um serviço personalizado porta a porta por meio de carros executivos e despacho de bagagem - via terrestre - nos voos para Guarulhos.

A Revo pertence ao grupo multinacional de origem portuguesa Omni Helicopters International (OHI), controlador da Omni Táxi Aéreo (OTA), líder em transporte aéreo offshore na América Latina e que opera no Brasil há mais de 25 anos. A OTA tem uma frota de cerca de 90 helicópteros, que realiza mais de 1 500 voos semanais. Anualmente, mais de 750 000 passageiros são transportados pela companhia. 

 

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Na abertura da 4ª edição do Catarina Aviation Show, que aconteceu nesta quinta-feira, 5 de junho, no Aeroporto São Paulo Catarina, em São Roque/SP, os jatos executivos Falcon 8X e 2000LXS, da Dassault Falcon Jet, receberam um grande número de visitantes.


A empresa francesa, uma das maiores fabricantes de jatos executivos do mundo, participa pela primeira vez do evento que, este ano, dobrou de tamanho, passando de 8.000 para 17.000 m².
 

Segundo o Vice-Presidente de Vendas para a América Latina, Rodrigo Pesoa, a participação da Dassault Falcon Jet é estratégica. “O mercado brasileiro e latino-americano tem uma importância muito relevante para as nossas vendas globais. Prova disso é a nossa participação, todos os anos, nos eventos do setor realizados no Brasil”.


O Catarina Aviation Show encerra neste sábado, 07 de junho, no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional.

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Amaro Aviation confirma presença no Catarina Aviation Show 2025.

Empresa leva sua expertise em compartilhamento e gestão de aeronaves ao maior evento de aviação executiva do Brasil, celebrando sua conquista do selo internacional IS-BAO.

 

São Paulo, maio de 2025 - A Amaro Aviation, referência em aviação executiva no Brasil, confirmou presença na quarta edição do Catarina Aviation Show, que acontece de 5 a 7 de junho, no Aeroporto Executivo Catarina Internacional, em São Roque (SP). A empresa marca sua participação destacando uma importante conquista recente: a certificação IS-BAO (International Standard for Business Aircraft Operations), um dos principais selos internacionais de segurança operacional no setor. “Estamos entusiasmados em participar dessa edição, celebrando a conquista do IS-BAO, que reconhece a seriedade com que conduzimos cada operação”, afirma João Mellão, COO da Amaro Aviation.

Com atuação focada em compartilhamento e gestão de aeronaves, além de serviços de táxi-aéreo sob demanda, a Amaro Aviation se consolida como uma das companhias mais inovadoras do mercado. A obtenção do IS-BAO reforça o compromisso da empresa com os mais altos padrões de segurança, excelência operacional e qualidade na experiência do cliente. Com uma frota moderna, equipe altamente qualificada e uma gestão orientada à performance e à confiança, a Amaro Aviation oferece soluções completas para clientes que valorizam tempo, privacidade e eficiência, com máxima atenção aos detalhes e à experiência a bordo.

“O Catarina Aviation Show é um reflexo do vigor do setor de aviação executiva no Brasil, um evento que tem se tornado maior a cada edição, com mais empresas expondo e com mais exposição entre os players do mercado”, afirma Marcos Amaro, CEO da Amaro Aviation. O evento, que está entre os maiores do setor no Brasil, dobrará sua área de exposição em 2025, alcançando 17 mil metros quadrados, com mais de 60 marcas confirmadas e 40 supermáquinas em exibição, entre jatos executivos, helicópteros, carros de luxo e iates. Em 2024, foram mais de 7 mil visitantes e 500 operações aéreas, movimentando o setor e promovendo negócios de alto impacto.

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Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, participará mais uma vez da HELI XP – Helicopter Experience, o maior evento de asas rotativas da América Latina. A feira acontece nos dias 14 e 15 de maio, em Carapicuíba (SP), reunindo profissionais, empresas, clientes e fornecedores da indústria de helicópteros.

 

Em sua sexta participação consecutiva na feira, a Líder Aviação reforça sua tradição e expertise no segmento, apresentando um portfólio completo de soluções para asas rotativas, que inclui: serviços de manutenção de aeronaves, venda de aeronaves, reparo em pás de helicópteros, hangaragem, treinamentos em simuladores, projetos de modernização de aeronaves, além de parcerias estratégicas com fabricantes globais.

 

Além da presença com estandes indoor, a empresa terá uma aeronave exposta na área externa do evento: um helicóptero Bell 407GX, disponível para venda com exclusividade pela empresa.

 

Nosso objetivo com a participação na HELI XP é apresentar nossos serviços e diferenciais técnicos e também estreitar o relacionamento com clientes e parceiros estratégicos do setor. É uma oportunidade valiosa para fomentar negócios, acompanhar tendências e reforçar nosso compromisso com a excelência”, afirma Thiago Damasceno, diretor comercial de manutenção da Líder Aviação.

 

Bruna Assumpção, diretora superintendente da Líder Aviação, também reforça a importância do evento para a estratégia da empresa: “A HELI XP é um dos grandes momentos do ano para o setor de asas rotativas e, para a Líder, representa mais do que uma vitrine – é um espaço de conexão com o mercado, clientes, troca de conhecimento e fortalecimento de parcerias. Neste ano, temos ainda mais motivos para celebrar, com a inauguração da nossa nova base em Campo de Marte, dedicada exclusivamente à operação de helicópteros - desde operações rotineiras de pousos, decolagens e hangaragens, a serviços de manutenção de alta complexidade. Essa estrutura fortalece nossa atuação com excelência operacional e soluções completas para nossos clientes, em um dos principais polos da aviação executiva do país”.

 

A Líder é Centro de Serviço Autorizado da Bell Helicopter desde 1983 e recentemente tornou-se também Centro de Serviço Reconhecido da Leonardo, além de possuir homologações de fabricantes como Airbus Helicopters e Sikorsky.

 

Outro destaque é a presença da CTB (Composite Technology do Brasil) – joint venture entre a Líder e a Sikorsky Aircraft – A Lockheed Martin Company –, pioneira nos serviços de reparo de pás de helicópteros no Brasil. A CTB continua sendo a única empresa nacional homologada pelos fabricantes para esse tipo de serviço, oferecendo soluções especializadas em componentes fabricados a partir de materiais compostos.

 

Serviço

HELI XP 2025 – Helicopter Experience

Data: 14 e 15 de maio

Local: R. Fortunato Grilenzone, 417 – Parque Jandaia, Carapicuíba – SP

 

 

 

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Thales comemora 60 anos de presença no México na FAMEX 2025

A Thales apresenta tecnologias de ponta na principal feira aeroespacial e de defesa do país.
 

 


São Paulo, abril de 2025. - A Thales, líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial, Segurança Cibernética e Digital, participará da FAMEX 2025, que acontecerá de 23 a 26 de abril na Base Aérea Militar nº 1 de Santa Lucía, Estado do México.
 

Nesta edição, a Thales comemora 60 anos de presença no México, primeiro país latino-americano onde o Grupo iniciou sua trajetória. Em 1965, forneceu seu primeiro radar para a Cidade do México e, desde então, a empresa tem trabalhado em estreita colaboração com governos, empresas e entidades locais, fornecendo soluções tecnológicas de ponta adaptadas às necessidades específicas do país, impulsionando o desenvolvimento e a segurança em setores críticos.
 

Durante esta edição da FAMEX 2025, a Thales apresentará soluções de última geração em seus principais mercados em seu estande número G-112 no Hall G. Os visitantes terão a oportunidade de aprender sobre algumas das inovações mais notáveis:

  • Gestão de Tráfego Aéreo: Como ator-chave no desenvolvimento de projetos estratégicos no México, destacando sua participação na construção e modernização do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (AIFA). O México conta com o sistema “ TopSky HE – ATC Solution ”, uma solução de última geração que permite o gerenciamento do tráfego aéreo em rota, aproximação e oceânico, tanto em ambientes civis quanto militares. A empresa é responsável pelo projeto, integração, instalação e manutenção de sistemas completos de gerenciamento de tráfego aéreo de seu Centro de Integração na Cidade do México, incluindo comunicações, navegação e vigilância de centros de controle.
     
  • Vigilância aérea: Detectar e neutralizar ameaças são essenciais para manter a soberania . do espaço aéreo . A Thales é uma empresa global de vigilância por radares navais, terrestres e aéreos , e apoia as forças armadas em suas missões de vigilância e defesa com radares multifuncional (Ground Fire), médio alcance (GM200 Multi-Mission All-in-one (MM/A)), um sistema móvel combate - comprovado que otimiza a detecção , identificação e rastreamento de alvos ) ou de longo alcance ( GM400α, para proteção aéreo ampliado e maior conhecimento situacional). 
     
  • Sistemas de comunicação e optrônicos: A Thales deu suporte às autoridades mexicanas com produtos optrônicos de longo alcance para vigilância, rastreamento e perseguição de alvos, bem como equipamentos de comunicação tática criptografados para proteger a segurança. Os equipamentos de alta interoperabilidade e segurança SOTAS para veículos militares estarão em exposição. Com conectividade robusta e suporte para comunicações de voz, troca de dados e computação local, ele é adaptável a diferentes tipos de veículos e se integra facilmente a outras redes e sistemas de rádio.
     
  • Soluções Navais: A Thales contribui para melhorar a segurança e a eficiência nas operações marítimo . Entre os principais desenvolvimentos estão o radar compacto NS50 e os sensores EO/IR (eletro-ópticos/ infravermelhos ) , que melhoram vigilância significativa , rastreamento , classificação e aquisição requer alvos para sistemas de controle de fogo . A Thales também apoia as forças navais em suas missões de proteção . marítimo com o sistema Sea Fire 4D AESA, também como em proteção costeira e operações marítimo através do sistema CoastShield integrado.
     
  • Segurança cibernética : Como líder global em soluções de proteção de dados e segurança cibernética, especialmente em setores críticos, o grupo apresentará uma ampla gama de soluções avançadas neste mercado, incluindo plataformas de segurança de dados, proteção de aplicativos e sistemas de gerenciamento de identidade e acesso. Essas tecnologias permitem a detecção, a proteção e o controle do acesso a ativos críticos, fortalecendo assim a resiliência contra ameaças cibernéticas. Com ampla experiência no setor, a Thales tem colaborado em iniciativas de treinamento com cursos de Defesa Cibernética no México, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades locais neste mercado.
     
  • CABIS: Uma solução de identidade e biometria para autoridades policiais e policiais, já implementada em colaboração com governos locais, que contribui para a aquisição, análise, registro e uso de dados biométricos para solucionar crimes e investigar pessoas de interesse.

Atualmente, todas as aeronaves que cruzam o espaço aéreo mexicano são monitoradas pelos sistemas da Thales. A partir de seu Centro de Integração de Gestão de Tráfego Aéreo, inaugurado em 2023 no país, oferece cobertura para toda a América Latina e Caribe, consolidando sua posição como líder em gestão de tráfego aéreo civil. Como parte dessa visão, a empresa apresentará um simulador de tráfego aéreo, dando aos visitantes a oportunidade de experimentar em primeira mão a operação desses sistemas avançados e avaliar seu impacto na segurança e eficiência do tráfego aéreo.

 

“Há 60 anos, fazemos parte do México, apoiando o progresso do país por meio de soluções inovadoras que deixaram uma marca significativa em setores-chave como Defesa, Aeroespacial, Cibersegurança e Digital. Estamos totalmente comprometidos em continuar a fortalecer a colaboração com os setores público e privado e a promover talentos locais”, afirma Luciano Macaferri, Vice-Presidente da Thales para América Latina.

 


 Líder Aviação se torna Centro de Serviço Reconhecido Leonardo 

 

Empresa fortalece sua posição no mercado e amplia visibilidade nos centros de serviço em Brasília e Rio de Janeiro,

 

Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, acaba de anunciar que, além de já ser homologada para a manutenção de helicópteros Leonardo, agora se torna Centro de Serviço Reconhecido pelo fabricante. O contrato foi assinado durante a LAAD Defense & Security 2025, maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. 

Esta nova certificação, que abrange os centros de manutenção da empresa em Brasília e Rio de Janeiro, representa um avanço significativo na oferta de serviços especializados para a linha de helicópteros da marca italiana.

 

Expansão dos serviços

 

A certificação como Centro de Serviço Reconhecido Leonardo permite à Líder Aviação que continue oferecendo uma gama completa de serviços de manutenção para todas as aeronaves da marca, incluindo inspeções de rotina, reparos, atualizações de componentes e suporte técnico avançado, agregando credibilidade e visibilidade à sua atuação. Com esta nova posição, a Líder fortalece seu compromisso em fornecer serviços que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela Leonardo. Esse reconhecimento atesta a alta qualificação da empresa, garantindo processos mais ágeis, além de atendimento ainda mais personalizado e uma experiência aprimorada para os clientes.

 

“Estamos entusiasmados com esta nova etapa, que não apenas evidencia nossa capacidade técnica, mas também demonstra nosso empenho em oferecer serviços de excelência para a manutenção de aeronaves Leonardo”, comenta Junia Hermont, CEO da Líder Aviação. “Esse reconhecimento também impulsiona nossa estratégia de mercado, consolidando a Líder como referência no segmento”, explica a executiva.

 

Parceria de longa data

 

A Líder Aviação já era homologada para a manutenção nos modelos da Leonardo Helicopter, e a certificação como Centro de Serviço Reconhecido consolida ainda mais esta parceria. Os centros de serviço em Brasília e Rio de Janeiro contam com tecnologia de ponta e uma equipe altamente capacitada, garantindo padrões de qualidade que atendem às exigências da fabricante italiana.
 

Junia Hermont, CEO da Líder Aviação, e Corrado Badalassi, Vice Presidente de Vendas da América do Sul da Leonardo Helicopter

 

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 China Proíbe Companhias Aéreas de Comprar Aeronaves da Boeing em Retaliação às Tarifas dos EUA.

 

Em uma escalada significativa na guerra comercial entre China e Estados Unidos, o governo chinês ordenou que suas companhias aéreas suspendam a compra de aeronaves da fabricante americana Boeing. A medida é uma resposta direta às tarifas de até 145% impostas pelo presidente Donald Trump sobre produtos chineses, que foram retaliadas por Pequim com tarifas de 125% sobre importações americanas.

 

A decisão de Pequim visa não apenas aeronaves completas, mas também peças e equipamentos de aviação provenientes dos EUA. Analistas apontam que as tarifas tornam economicamente inviável a aquisição de produtos da Boeing pelas companhias aéreas chinesas, dobrando ou até triplicando seus custos.

 

A Boeing, que considera a China um de seus maiores mercados em crescimento, enfrenta um revés significativo. As ações da empresa caíram até 4,6% após o anúncio. Entre 2025 e 2027, as principais companhias aéreas chinesas — Air China, China Eastern Airlines e China Southern Airlines — planejavam receber 45, 53 e 81 aeronaves da Boeing, respectivamente. 

Com a suspensão das compras da Boeing, as companhias aéreas chinesas podem intensificar parcerias com a europeia Airbus e investir no desenvolvimento do jato nacional Comac C919. No entanto, especialistas alertam que o C919 ainda depende significativamente de componentes estrangeiros, o que pode limitar sua capacidade de substituir completamente as aeronaves da Boeing no curto prazo.

 

O ex-presidente Donald Trump comentou sobre a decisão chinesa, afirmando que a China "voltou atrás em um importante acordo com a Boeing". Enquanto isso, o governo chinês estuda formas de apoiar suas companhias aéreas que enfrentam custos mais altos devido à suspensão das compras.

 

A proibição imposta pela China às compras de aeronaves da Boeing marca um novo capítulo na crescente tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo. O impacto dessa decisão se estende além das fronteiras dos dois países, afetando a indústria aeronáutica global e sinalizando possíveis mudanças nas dinâmicas de mercado e nas cadeias de suprimentos internacionais.

 

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TCP recebe importação de helicóptero Bell 412

Operação de içamento foi executada por equipe de carga projeto do Terminal

 

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No mês de março, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu a importação de helicóptero Bell 412. A aeronave multipropósito, conhecida por sua aplicabilidade no mercado civil e militar, é equipada com uma turbina dupla, rotor de quatro pás, e possui aproximadamente 17 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e pesa pouco mais de 3 toneladas.


“A estratégia da TCP é atuar como um terminal ‘one stop shop’ para seus clientes, disponibilizando as soluções e os serviços logísticos mais modernos disponíveis no mercado para uma gama diversificada de demandas. A operação do helicóptero reforça a aptidão do Terminal para atender o mercado que busca movimentar cargas especiais com segurança e agilidade”, explica o gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, Giovanni Guidolim.


O helicóptero, transportado em um contêiner MAFI (com rodas, mas sem teto e paredes), foi descarregado pela rampa principal de um navio de cargas rolantes (ro-ro) e ficou armazenado no Terminal até a primeira semana de abril, quando a carga seguiu para seu destino.


“A operação de uma carga de grande valor agregado, sensível, e de dimensões não convencionais, como um helicóptero, exige uma equipe qualificada e equipamentos adequados para garantir a integridade da mercadoria durante a movimentação. Por se tratar de uma operação complexa, ela demanda um desenho logístico customizado e integrado, garantindo, assim, a integridade do bem de nosso cliente” ressalta Fabio Mattos, gerente de operações logísticas da TCP.

Clique aqui e confira o vídeo completo da operação.


A equipe do Terminal utilizou uma empilhadeira de grande porte para levantar e posicionar adequadamente o contêiner MAFI contendo o helicóptero na área de operação de cargas projeto (mercadorias com pesos, medidas e dimensões maiores que as cargas convencionais). Em seguida, a aeronave foi devidamente preparada para ser içada por uma empilhadeira retrátil de grande porte (reach stacker) da TCP e posicionada na carroceria do caminhão para transporte até seu destino final.


Assim como aeronaves, o Terminal também movimenta uma grande quantidade de outros equipamentos de grande porte, como ônibus, colheitadeiras, escavadeiras, tratores, caminhões e veículos de combate blindados, que ultrapassam as dimensões adequadas para o embarque em contêineres.

 

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