São José dos Campos, Brasil, 7 de agosto de 2025 - A Airlink e a Azorra finalizaram um acordo de leasing para dez novos jatos Embraer E195-E2, com a primeira entrega estimada para o final deste ano. O acordo vem após a seleção anunciada dos E195-E2s pela Airlink, com sede em Joanesburgo e a principal companhia aérea de serviço completo da África do Sul.
A Azorra, empresa de leasing, financiamento e gestão de ativos com sede em Fort Lauderdale (Flórida), fornecerá as novas aeronaves que aumentarão a frota atual de 68 jatos da Airlink. As entregas dos dez E195-E2s deverão começar ainda este ano e têm conclusão estimada para 2027. A Airlink é cliente da Embraer desde 2001.
As novas aeronaves terão um layout confortável de classe única com 136 assentos na configuração 2x2. Os jatos proporcionarão à Airlink um aumento de capacidade e de alcance, ampliando sua competitividade em rotas de alta densidade e criando oportunidades para novas rotas em mais destinos na África Subsaariana.
A Airlink otimizará custos com o alto grau de comunalidade operacional, de manutenção, de treinamento e de equipamentos entre seus E-Jets existentes e os novos E2s. Isso inclui, por exemplo, os cockpits, os procedimentos operacionais, entre outros, além de facilitar a entrada em serviço.
“Este é um momento marcante e desafiador para a Airlink. Marcante porque representa o início de uma nova fase de desenvolvimento e crescimento da nossa companhia, consolidando-a como a líder na África Austral e região. Desafiador porque há muito a ser feito nas próximas semanas antes da entrada em operação da primeira aeronave, prevista para dezembro. Tenho plena confiança de que a equipe da Airlink, como sempre, entregará com excelência,” afirma Villiers Engelbrecht, CEO da Airlink.
“Este é um passo em nossa parceria com a Airlink que nos deixa entusiasmados. A adição do E195-E2 à sua frota destaca nosso compromisso compartilhado com a eficiência operacional, o crescimento sustentável e o aumento da capacidade e do serviço. Temos orgulho de trabalhar ao lado da Embraer e da Pratt & Whitney para trazer jatos de próxima geração para a Airlink, apoiando uma conectividade aprimorada em toda a África,” diz John Evans, CEO da Azorra.
“Temos orgulho em fortalecer nossa parceria de longa data com a Airlink, dando mais um passo rumo ao futuro com o E195-E2. Este jato de corredor único é o mais eficiente de sua categoria e ideal para apoiar os planos de expansão da companhia aérea na África Austral. Estamos entusiasmados para ver o E2 nas cores da Airlink, oferecendo desempenho, conforto e sustentabilidade incomparáveis,” afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
EMBRAER DIVULGA RESULTADOS DO 2T25
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Embraer desenvolverá ampla parceria industrial com a Lituânia e visa fortalecer presença na Europa.
Vilnius, Lituânia, 1º de agosto de 2025 — A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), uma das líderes globais na indústria aeroespacial, está trabalhando com a indústria lituana para estabelecer uma cooperação de longo prazo nos setores aeroespacial e de defesa. Esta parceria segue a decisão da Lituânia ao selecionar, em junho de 2025, a aeronave de transporte militar de última geração C-390 Millennium.
Nas últimas semanas, uma delegação de especialistas da Embraer viajou pela Lituânia para se reunir com parceiros industriais locais e visitar várias instalações. Suas experiências abrangem diversas áreas-chave, como manutenção, reparo e revisão (MRO, em inglês), engenharia, inovação, desenvolvimento tecnológico e gestão da cadeia de suprimentos.
"Nos reunimos com várias empresas lituanas e conhecemos suas expertises e capacidades", disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. "Contribuiremos para as capacidades de defesa da Lituânia com a aeronave C-390 Millennium e, também, apoiaremos o desenvolvimento industrial e tecnológico do país".
Desde os anos 2000, a Embraer Defesa & Segurança tem aumentado constantemente sua presença na Europa por meio de investimentos estratégicos em empresas de defesa, estabelecendo instalações industriais e expandindo sua rede de fornecedores. Notavelmente, mais de 40% da cadeia de suprimentos do C-390 é proveniente de parceiros europeus.
Recentemente, a Embraer lançou vários projetos importantes de cooperação industrial com Portugal, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia. A idealização da Embraer Defesa Europa, com sede em Lisboa, Portugal, demonstra ainda mais o compromisso contínuo da empresa de colaboração com a União Europeia e a OTAN. Isso inclui planos para estabelecer centros de treinamento do C-390 e aprofundar as relações com instituições de defesa em toda a região.
As discussões sobre a cooperação industrial entre a Lituânia e a Embraer refletem os objetivos estratégicos idealizados pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério da Economia e Inovação da Lituânia, com o objetivo de construir uma base industrial de defesa resiliente e pronta para o futuro, bem como a cooperação com instituições de ensino e pesquisa.
O C-390 Millennium é uma aeronave de última geração projetada para operar em ambientes austeros e sob condições exigentes, oferecendo velocidade, capacidade de carga útil superiores e flexibilidade de missão.
Sua seleção posiciona a Lituânia entre o crescente número de aliados europeus e da OTAN, incluindo Portugal, Eslováquia, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia, que também escolheram o KC-390 para modernizar suas forças aéreas. Ao adotar o KC-390 Millennium, a Lituânia aprimorará significativamente suas capacidades operacionais, com a garantia de que todas as necessidades operacionais e suporte vitalício para a aeronave podem ser fornecidos inteiramente na Europa.
Desde sua entrada em operação em 2019, o C-390 Millennium provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.
O C-390 Millennium é capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho. A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento aéreo (AAR), com a designação KC-390, já provou sua capacidade tanto como reabastecedora quanto como receptora, neste caso recebendo combustível de outro KC-390, utilizando pods instalados sob as asas.
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30/07/2025 As ações da Embraer (EMBR3) foram destaque nesta quarta, depois que a Casa Branca oficializou a isenção de tarifas para componentes específicos da indústria aeronáutica brasileira. A medida, que veio na ordem executiva divulgada hoje, alivia a pressão sobre a operação da companhia, que tem parte da sua produção nos EUA e depende da importação de peças-chave do Brasil.
O mercado reagiu rapidamente, EMBR3 chegou a disparar mais de 11% no intraday, com forte fluxo comprador. A leitura foi clara: a isenção tirou da mesa o risco de um impacto direto nas margens e nos prazos de entrega. Mesmo sem abranger as aeronaves inteiras, o alívio nas peças já foi suficiente para destravar valor e trazer respiro para o papel, que vinha sofrendo com o noticiário das últimas semanas.
Essa virada reforça o peso da Embraer na engrenagem industrial americana. A movimentação do CEO nos bastidores, com reuniões em Washington e articulação política, se provou eficiente. A empresa jogou o jogo certo, soube se posicionar como parceira estratégica dos EUA e colheu o resultado.
Na minha visão, foi uma defesa de histórica. A Embraer conseguiu desarmar um risco relevante e ainda sair fortalecida. Mostrou resiliência, entregou resultado político e, e ainda, reposicionou o papel para o investidor que busca qualidade com preço.
Rodrigo Vignoli, Sales de Renda Variável da InvestSmart XP
Máxima histórica: Embraer encerra 2T25 com carteira de pedidos de US$29,7 bilhões.
São Paulo (SP), 21 de julho de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), uma das líderes globais na indústria aeroespacial, registrou uma carteira de pedidos de US$29,7 bilhões no segundo trimestre de 2025 (2T25) – o maior nível já registrado pela empresa.
A companhia entregou 61 aeronaves no 2T25 considerando todas as suas unidades de negócios. O resultado representa um aumento de 30% em relação ao 2T24, quando foram entregues 47 aviões, e mais que o dobro do número registrado no 1T25, com 30 aeronaves.
A Aviação Comercial atingiu a maior carteira de pedidos em 8 anos, totalizando US$13,1 bilhões (o recorde anterior foi de US$13,4 bilhões no 4T17). O valor representa um crescimento de 31% em relação ao 1T25 e de 16% em comparação com o 2T24. Além do forte desempenho em vendas, a unidade de negócios celebrou o marco de 1.000 unidades vendidas do E175 desde seu lançamento em 2005.
Durante o trimestre, a Embraer recebeu um pedido firme da SkyWest para 60 aeronaves E175, com direitos de compra para mais 50 unidades. No mesmo período, a Scandinavian Airlines (SAS) firmou um acordo para a aquisição de 45 aeronaves E195-E2, com direitos de compra para mais 10 unidades – o maior pedido de jatos feito pela SAS diretamente a um fabricante nos últimos 30 anos. O índice de pedidos para vendas da divisão foi de 1,8 vez nos últimos 12 meses.
No 2T25, a unidade de negócios entregou 19 novas aeronaves, exatamente em linha com o número de aeronaves entregues no 2T24. No primeiro semestre de 2025, as entregas totalizaram 26 aeronaves, o equivalente a 32% do ponto médio da estimativa anual de 2025 (entre 77 e 85) – 3 pontos percentuais abaixo da média de 35% registrada para o período nos últimos 5 anos.
Os modelos entregues durante o trimestre foram o E175 para a Republic Airlines (5), SkyWest (2) e Horizon Air (2), o E190-E2 para a Azorra (1), e o E195-E2 para Aercap (3), Azorra (2), Mexicana (1), Royal Jordanian (1), Binter (1) e ICBC (1). A companhia espera que suas iniciativas de nivelamento da produção gerem resultados mais concretos neste segundo semestre de 2025 e em 2026.
A Aviação Executiva registrou uma carteira de pedidos de US$7,4 bilhões no 2T25 – alta de 62%em relação ao mesmo período do ano anterior (2T24), mas com leve queda de 2% em relação ao trimestre anterior (1T25). As entregas somaram 38 jatos no período, 41% superior aos 27 jatos entregues no 2T24. No primeiro semestre de 2025, as entregas totalizaram 61 aeronaves, o equivalente a 41% do ponto médio da estimativa anual de 2025 (entre 145 e 155), 8 pontos percentuais acima da média de 32% registrada para o período nos últimos 5 anos.
Em Defesa & Segurança, a carteira de pedidos encerrou o 2T25 em US$4,3 bilhões, 3% acima do trimestre anterior e o dobro do valor registrado há um ano. A unidade de negócios entregou 4 aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia no período.
Os destaques da divisão incluem o anúncio da Lituânia de que o C-390 Millennium foi selecionado para reforçar a prontidão militar do país, e a decisão de Portugal de adquirir uma sexta aeronave KC-390 Millennium. Além disso, a Embraer e a Força Aérea Portuguesa pretendem incluir 10 opções de compra no contrato atual, visando a aquisições futuras por países europeus ou membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
A seleção do C-390 Millennium pela Suécia (4 unidades) e pela Eslováquia (3 unidades), o pedido adicional de Portugal (1 unidade) e os A-29 Super Tucano para o Panamá (4 unidades) não foram incluídos na carteira de pedidos, pois os contratos ainda não estão em vigor.
*Inclui apenas ordens de A-29 Super Tucano em 2024 e 2025. Até o final de 2023, o total de 264 aeronaves havia sido entregue.
*Inclui apenas ordens de A-29 Super Tucano em 2024 e 2025. Até o final de 2023, o total de 264 aeronaves
havia sido entregue.
Serviços & Suporte aumentou sua carteira de pedidos para US$4,9 bilhões – uma alta relevante de 55% em relação ao ano anterior e um crescimento de 5% em relação ao trimestre anterior, impulsionados por diversos contratos firmados durante o 2T25.
No subsegmento de Aviação Comercial, a unidade de negócios assinou um novo contrato de manutenção com a CommuteAir para suas novas instalações no Aeroporto Perot Field Alliance, em Fort Worth, Texas. A divisão também implantará um novo simulador de voo completo em Madri para clientes da família E2, em parceria com a CAE. Por fim, a parceria com a Regional One foi ampliada com a adição de 2 conversões de passageiros para cargueiros (P2F), dobrando os pedidos existentes para 4 unidades – a Bridges Air Cargo será o cliente de lançamento do produto. Em paralelo, Virgin Australia, Amelia, Air Montenegro e Hunnu Air assinaram novos contratos do Pool Program.
No tema conectividade, a unidade de negócios oferecerá a solução Gogo Galileo HDX para clientes do Phenom 300 no pós-venda, por meio de um Certificado de Tipo Suplementar (STC, na sigla em inglês) desenvolvido em parceria com a Gogo. E a Viasat instalará conectividade de internet avançada nos jatos E190 da Aeromexico, ampliando ainda mais a oferta de wi-fi rápido para os passageiros.
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Embraer e Força Aérea Portuguesa celebram marcos importantes com a entrega do terceiro KC-390 e voo inaugural do A-29N
Gavião Peixoto, Brasil, 17 de julho de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/ B3: EMBR3), uma das líderes globais na indústria aeroespacial, e a Força Aérea Portuguesa (FAP), comemoram hoje dois marcos importantes para os programas KC-390 Millennium e A-29N Super Tucano: a entrega da terceira aeronave KC-390 Millennium para a FAP e o lançamento da campanha de testes em voo do A-29N, celebrado com a realização de um voo histórico em formação com ambas as aeronaves.
O terceiro KC-390 faz parte de um acordo entre a Embraer e governo português que resultará na aquisição de seis aeronaves em operação, com dez opções de compra adicionais disponíveis para aliados europeus e nações membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O primeiro A-29N faz parte de uma encomenda feita em 2024 para 12 unidades, tornando Portugal o cliente de lançamento da variante do Super Tucano concebida para atender aos requisitos da OTAN.
“Reconhecer o rápido e constante progresso de ambos os programas nos dá uma sensação de realização e grande satisfação, que nos permite prosseguir com a visão de ter uma Força Aérea mais moderna, capaz e interoperável. A entrega do terceiro KC-390 aumentará nossa capacidade operacional e, simultaneamente, consolidará a experiência na aeronave, rumo ao atingimento da Capacidade Operacional Plena e estabelecerá novas fronteiras na utilização desta plataforma. O lançamento da campanha de ensaios em voo do A-29N demonstra que estamos em um bom caminho para obter uma plataforma diferenciada, com uma configuração idealizada pela Força Aérea Portuguesa, que comprovará sua capacidade em treinamento avançado e utilização operacional”, afirmou o Major-General da Força Aérea Portuguesa João Nogueira, Diretor do Programa KC-390.
“Estamos orgulhosos de contribuir de forma efetiva para melhorar as capacidades operacionais da FAP com o KC-390 e o A-29N. Esta entrega e o voo conjunto representam marcos importantes que refletem nosso compromisso em apoiar Portugal na área da defesa com soluções eficientes e inovadoras, sempre apoiadas na nossa sólida parceria de longa data”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O KC-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios e missões humanitárias operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho. A aeronave também pode ser configurada com equipamento de reabastecimento aéreo (AAR), tanto como reabastecedora quanto como receptora.
Trata-se de uma aeronave revolucionária que atende totalmente aos padrões e requisitos da OTAN. Além de Portugal, diversos aliados europeus e da OTAN – incluindo Hungria, Holanda, Áustria, República Checa, Suécia, Eslováquia e Lituânia – selecionaram o KC-390 para modernizar as suas forças aéreas. No total, 11 países escolheram essa aeronave de última geração, incluindo Brasil e Coreia do Sul.
O A-29 Super Tucano é uma aeronave versátil e comprovada, oferecendo grande flexibilidade operacional. Ele pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo apoio aéreo tático, patrulha aérea, operações especiais, interdição aérea, JTAC, controle aéreo avançado (FAC), coordenação tática (TAC), ISR armado, vigilância de fronteiras, reconhecimento, escolta aérea e treinamento em todos os níveis - do básico ao avançado, incluindo transição para caças de superioridade aérea e treinamento JTAC / LIFT e FAC.
A variante A-29N Super Tucano contará com aviônicos avançados, sistemas de comunicação específicos da OTAN e outros recursos não divulgados modificados para atender às necessidades operacionais da OTAN.
Recentemente, a frota global de A-29 ultrapassou 600.000 horas de voo. Com mais de 290 unidades encomendadas, o A-29 já foi selecionado por 22 forças aéreas em todo o mundo.
Embraer oferece bolsas de R$ 5 mil para formar mestres em Engenharia Aeronáutica
Programa de especialização é realizado em parceria com o ITA e reúne estudantes de todo o Brasil
São José dos Campos (SP), 2 de julho de 2025 – Estão abertas as inscrições para a nova turma do Programa de Especialização em Engenharia (PEE) da Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), iniciativa de aceleração de carreira para engenheiras e engenheiros de quase 30 especialidades diferentes. Realizado em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o curso recruta pessoas de todas as regiões do Brasil e vai oferecer bolsa mensal inicial de R$ 5 mil a 45 novos mestrandos.
“O desenvolvimento de pessoas é um investimento estratégico e uma das marcas da cultura da Embraer’, diz a vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer, Andreza Alberto. “Ao final do mestrado, a chance de contratação desses novos talentos pela empresa é elevada: fica acima de 96%. Até hoje, mais de 1.600 egressos da iniciativa passaram a integrar nosso time, com o desafio de nos ajudar a projetar o futuro da aviação.”
Durante 18 meses, os candidatos aprovados participam de aulas de forma presencial em São José dos Campos (SP), na sede da Embraer e no ITA, e parcialmente remota. O conteúdo é aplicado por profissionais das duas instituições e consultores contratados. Os alunos completam a formação com o título de mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica, reconhecido pelo Ministério da Educação.
Para esta edição, podem se inscrever profissionais que se graduaram em Engenharia nos anos de 2023, 2024 ou 2025 nas modalidades: Aeronáutica ou Aeroespacial, Ambiental, Automobilística Civil, Computação, Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Energia, Física, Manufatura, Manutenção, Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Metalúrgica, Minas, Naval, Nuclear, Petróleo, Produção, Química, Robótica, Sistemas, Softwares e Telecomunicações, e Transporte. É necessário nível de inglês avançado.
As inscrições seguem abertas até 7 de setembro pelo link embraer.com/pee . As aulas começam em fevereiro de 2026, com o pagamento de bolsas mensais de R$ 5 mil, reajustadas em 20% no segundo ano de curso. Os alunos também ganham como benefícios convênio médico e odontológico, seguro de vida e vale-alimentação.
SkyWest faz Pedido Firme de 60 aeronaves Embraer
Paris Le Bourget, França, 18 de junho de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) recebeu um pedido firme da SkyWest (NASDAQ: SKYW) para 60 aeronaves, com direitos de compra para 50 jatos adicionais. As entregas das aeronaves começarão em 2027. O preço de lista do contrato de pedido firme para 60 aeronaves, que será incluído na carteira de pedidos da Embraer do segundo trimestre, é de US$ 3,6 bilhões.
Com uma frota de 263 aeronaves e uma carteira de pedidos de 16 jatos, a SkyWest Airlines é a maior proprietária e operadora de E-Jets do mundo. Este pedido avança essa posição ainda mais.
"Como a maior proprietária e operadora de E175 em todo o mundo, temos a satisfação de continuar a expandir nossa frota de E175 e de aprimorar nossa presença nos dois segmentos. Este pedido nos permite avançar em nossa estratégia de frota de longo prazo e continuar a entregar o principal produto regional da indústria," afirma Chip Childs, Presidente e CEO da SkyWest.
"Estamos entusiasmados em continuar nossa parceria de longa data com a SkyWest Airlines com este grande pedido. O E175 é a base fundamental da aviação regional na América do Norte, e este pedido reforça a confiança da SkyWest no desempenho, confiabilidade e conforto de passageiros de nossas aeronaves. Queremos apoiar o crescimento e o sucesso da SkyWest nos próximos anos," afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
A Embraer e a SkyWest têm trabalhado em colaboração próxima por quase 40 anos, com início em 1986, quando a companhia norte-americana adquiriu cinco aeronaves EMB-120 Brasília. No final de 1997, a SkyWest celebrou seu 25º aniversário, enquanto já operava mais de 40 aeronaves EMB-120. Em 2013, a parceria foi renovada com a compra de 100 E175s. Hoje, a SkyWest é a maior operadora do E175, com mais de 260 aeronaves da Embraer.
Embraer apresenta Phenom 300E e Praetor 600
no Catarina Aviation Show
São José dos Campos (SP), 2 de junho de 2025 – A Embraer retorna ao Catarina Aviation Show, de 5 a 7 de junho, em São Roque (SP). A empresa levará ao evento o Phenom 300E, jato leve mais vendido do mundo por 13 anos consecutivos, e o Praetor 600, jato super-médio mais disruptivo e tecnologicamente avançado. Com um forte ritmo de vendas e entregas, a Embraer continua acelerando o crescimento de sua participação no mercado e explorando novas maneiras de oferecer a melhor experiência em aviação executiva.
O Phenom 300E é o jato leve mais veloz em produção, com velocidade de cruzeiro de Mach 0,8 e capaz de voar sem escalas entre São Paulo e Manaus. A aeronave apresenta o melhor desempenho de subida e o menor custo operacional da categoria. O Phenom 300E é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros), impulsionado por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1 com 3.478 libras de empuxo cada. O cockpit aprimorado permite operação com apenas um piloto e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado na aclamada suíte de aviônicos Garmin 3000. O jato oferece o Runway Overrun and Awareness Alerting System (ROAAS) da Embraer e também o autothrottle, que facilitam o trabalho dos pilotos. A aeronave oferece recursos normalmente encontrados apenas em classes superiores, como reabastecimento de ponto único, lavatório com serviço externo e a maior escada de entrada da categoria.
Além disso, o Phenom 300E oferece uma cabine espaçosa com o Embraer DNA Design, filosofia de design de interiores líder de mercado, e seu compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo. O conforto dos assentos, reclináveis e com capacidade de movimento total, é reforçado pela melhor pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, guarda-roupa, refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e sistema de entretenimento.
O Praetor 600 é o jato executivo com maior alcance da categoria super-médio, capaz de voar sem escalas de Londres a Nova York ou de São Paulo a Miami. É a aeronave mais avançada tecnologicamente em sua categoria, sendo a única a oferecer comandos de voo completamente digitais (full fly-by-wire) e redução ativa de turbulência, assim como o upper tech panel, exclusivo no segmento, e conexao de internet via banda Ka, com conectividade semelhante à usada em casa. O Embraer DNA Design explora com excelência todas as dimensões do interior, incluindo cabine com piso plano e 1,83 metro de altura, assentos totalmente reclináveis, que se convertem em camas de mais de 2 metros de comprimento, e lavatório a vácuo. A altitude de cabine de 5.800 pés, complementada por um interior silencioso, estabelece o mais alto padrão na experiência do cliente no segmento. O maior compartimento de bagagem da classe é complementado por um guarda-roupas generoso localizado no toalete.
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Embraer lança programa de estágio com bolsas de até R$ 2.400 para estudantes de todo o Brasil.
São 200 vagas disponíveis para alunos do ensino técnico e universitários de Tecnologia, Administração e Engenharia.
São José dos Campos (SP), 12 de maio de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, está com inscrições abertas para uma nova edição de seu programa de estágio. São 200 vagas disponíveis para estudantes do ensino superior cursando Tecnologia, Administração ou Engenharia e alunos do ensino técnico. Os aprovados vão receber mensalmente bolsas de até R$ 2.400, além de benefícios.
“A Embraer está em uma nova fase de crescimento sustentável para os próximos anos, apoiada nos pilares de inovação e eficiência. Para construir esse futuro da aviação sustentável, buscamos talentos alinhados a essa visão e interessados em fazer parte de um ambiente de intenso aprendizado, colaboração e troca cultural com pessoas de outros países”, diz a vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer, Andreza Alberto.
Metade das 200 vagas será direcionada a grupos sub-representados: mulheres, pessoas negras/pardas e pessoas com deficiência (PCDs), como forma de estimular a diversidade e a inclusão. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem se inscrever pelo link embraer.com/estagio2025 até 25 de maio, para depois passarem por testes e dinâmicas online. Há oportunidades para estudantes de todo o Brasil.
Em agosto e setembro, os aprovados começam a trabalhar, com remuneração, benefícios e direito a recesso remunerado no fim do ano, além das férias. Durante a jornada na empresa, esses novos colegas vão desenvolver habilidades técnicas por meio de projetos de estágio relacionados a desafios reais do negócio – que complementam o aprendizado obtido em atividades diárias – e também habilidades comportamentais.
A Embraer é reconhecida pela Great Place to Work (GPTW), devido à alta qualidade do seu ambiente de trabalho. A certificação é resultado de uma pesquisa global que avalia a satisfação dos colaboradores – de forma voluntária e anônima – quanto a diferentes aspectos corporativos.
São Paulo, 22 de abril de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, registrou uma carteira de pedidos de US$ 26,4 bilhões no primeiro trimestre de 2025 – valor que supera o recorde histórico estabelecido no trimestre anterior.
A empresa entregou 30 aeronaves no primeiro trimestre de 2025. O resultado ficou 20% acima do registrado no mesmo trimestre do ano passado (1T24), quando 25 aviões foram entregues. As entregas do 1T25 correspondem a 13% do ponto médio (231 aeronaves) da estimativa da companhia para 2025 (entre 222 e 240 jatos), considerando Aviação Comercial mais Aviação Executiva. Portanto, acima da média dos últimos cinco anos, de 11% para o período.
Na Aviação Comercial, a carteira de pedidos totalizou US$ 10,0 bilhões no 1T25 – 2% abaixo do resultado do último trimestre. O pedido da ANA Holdings Inc. de 15 aeronaves E190-E2 com opções para 5 jatos adicionais será incluído provavelmente na carteira de pedidos do segundo semestre de 2025, quando o contrato final for assinado.
A unidade de negócios entregou 7 novas aeronaves no primeiro trimestre de 2025 –atingindo 9% do ponto médio (81 aeronaves) da projeção da empresa para o ano (entre 77 e 85 neste segmento). O desempenho da divisão ficou ligeiramente abaixo da média de 12% de primeiros trimestres nos últimos 5 anos, refletindo os desafios contínuos da cadeia de suprimentos. Destacamos que no trimestre não foi possível entregar 2 aeronaves adicionais devido a problemas comerciais. Os modelos entregues no período foram: o E175, para American Airlines (2), Republic Airlines (1) e Horizon Air (1), e o E195-E2, para Porter (1), Aercap (1) e Azorra (1). Esperamos que nossos esforços de nivelamento de produção gerem resultados mais tangíveis no 2T25, no 2º semestre do ano e no início de 2026.
Na Aviação Executiva, a carteira de pedidos atingiu novo recorde no 1T25, de US$ 7,6 bilhões, 3% acima do recorde anterior, estabelecido no 4T24. A unidade de negócios entregou 23 jatos no primeiro trimestre deste ano: 14 aeronaves na categoria leve e 9 na categoria média. O número de entregas foi 28% superior aos 18 jatos do primeiro trimestre de 2024 e representa 15% do ponto médio (150 aeronaves) da projeção anual (entre 145 e 155 para este segmento). O percentual está acima da média dos últimos 5 anos, de 11% para o primeiro trimestre.
Em fevereiro, as aeronaves da série Phenom 300 foram novamente reconhecidas como os jatos leves mais vendidos e entregues do mundo pelo 13º ano consecutivo, de acordo com a General Aviation Manufacturers Association (GAMA). Os dados da instituição também confirmaram o modelo como o bimotor a jato mais entregue pelo 5º ano seguido.
Em Defesa & Segurança, a carteira de pedidos ficou em US$ 4,2 bilhões no 1T25. A Força Aérea Uruguaia (FAU) e o Ministério da Defesa Nacional (MDN) do Uruguai converteram opções de compra de 5 aeronaves A-29 Super Tucano em pedidos firmes durante o período. A conversão faz parte de um compromisso assinado em agosto de 2024, quando a FAU anunciou pedido firme para 1 aeronave, além das opções que agora foram convertidas. O acordo também inclui equipamentos de missão, serviços de logística integrada e um simulador de voo.
As seleções do KC-390 Millennium pela Suécia (4) e Eslováquia (3), e do A-29 Super Tucano por Portugal (12) e Panamá (4) não constam na carteira de pedidos, uma vez que os contratos ainda não estão efetivos.
Em Serviços & Suporte, a carteira de pedidos permaneceu estável, com US$ 4,6 bilhões no 1T25. A Airlink, companhia aérea premium da África do Sul, foi o destaque do período devido a um acordo para suporte no gerenciamento de peças de reposição, com cobertura para todas as 68 aeronaves da Embraer que integram a frota da empresa. O acordo tornará a Airlink a primeira cliente africana do ECIP - Embraer Collaborative Inventory Planning (Programa de Planejamento Colaborativo de Estoques da Embraer), otimizando níveis de estoque e reduzindo custos operacionais da companhia.
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Varsóvia, Polônia, 15 de abril de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, anunciou hoje que a LOTAMS se tornará o primeiro Centro de Serviço Autorizado da Embraer (EASC, na sigla em inglês) da Europa para a família de aeronaves E2, após a conclusão do processo de autorização e auditoria conduzido pela Autoridade de Aviação Civil da Polônia. A LOTAMS, uma das principais fornecedoras de serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO, na sigla em inglês) da Europa, possui bases em toda a Polônia, e atende a algumas das maiores companhias aéreas do mundo. A LOTAMS será o primeiro EASC na Europa para os jatos E2, fornecendo verificações de rotina; manutenção programada e não programada; e reparos de componentes.
Após 10 anos de colaboração, a Embraer e a LOTAMS formalizaram sua relação de MRO em 2012, com a LOTAMS se tornando um Centro de Serviço Autorizado da Embraer para aeronaves ERJ-145 e E-Jets de primeira geração. Desde então, a LOTAMS atendeu E-Jets da Embraer de companhias aéreas de toda a Europa, com uma média de 250.000 horas/ano em verificações de manutenção pesada e de linha – acumulando cerca de três milhões de horas até o momento. Com o volume significativo de atendimento, a LOTAMS é um dos principais MROs da Europa para os jatos da Embraer, com cinco posições dedicadas à manutenção de E-Jets e planos de adicionar outras, com o objetivo de atender à crescente frota de E2 na região.
“Estamos gratos pela oportunidade de participar deste projeto e pela certificação de nossas instalações como um Centro de Serviço Autorizado da Embraer para os jatos E2. Esse projeto é uma continuidade da longa cooperação estabelecida desde o início da LOTAMS. Com o processo de certificação concluído, estamos prontos para fornecer serviços de manutenção para a frota de jatos E2 em toda a Europa", afirma Ewa Kołowiecka, CEO da LOTAMS.
“Nossa colaboração com a LOTAMS se estende por décadas, resultando em milhões de horas de trabalho de alta qualidade. A aprovação da LOTAMS como o primeiro Centro de Serviço Autorizado da Embraer qualificado para atender aos jatos E2 da Europa é fruto do relacionamento forte e duradouro que temos. Damos as boas-vindas à LOTAMS e aguardamos com expectativa o início da manutenção da frota E2 na capital da Polônia", disse Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.