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A aeronave multi-missão Kodiak 900 da Daher Aircraft recebe Certificação da ANAC.
Com a aprovação da ANAC, o Kodiak 900 fortalece o compromisso da Daher Aircraft em fornecer aos operadores brasileiros aeronaves multifuncionais de alto desempenho equipadas com motor turboprop.
11 de dezembro de 2025, São Paulo, Brasil – A Daher Aircraft anunciou nesta quinta-feira a certificação do seu Kodiak 900 pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), autorizando o uso desta versão ampliada e mais veloz do icônico Kodiak 100 em um mercado que demanda aeronaves modernas, versáteis e de alta capacidade multifuncional.
O Kodiak 900 preserva as qualidades excepcionais do Kodiak 100 como uma aeronave multifuncional, representando uma evolução ainda maior com o alongamento da sua fuselagem em 1,19 m (3,9 ft) oferecendo mais espaço para os passageiros e carga, velocidade de cruzeiro aumentada para 210 KTAS, maior carga útil e alcance ampliado para 2.090 km (1.129 nm)."
A eficiência econômica de operação da aeronave também melhorou, com uma diminuição de nove por cento no consumo específico de combustível – um avanço de dois dígitos quando comparado aos concorrentes. Esses aprimoramentos diminuem o custo por assento-milha e os custos diretos de operação para operadores comerciais.
“Com a aprovação de aeronavegabilidade brasileira, o Kodiak 900 agora complementa o nosso Kodiak 100, atendendo integralmente às demandas de transporte no Brasil", afirmou Nicolas Chabbert, CEO da Daher Aircraft. "Essas aeronaves se adaptam perfeitamente a uma ampla gama de aplicações, incluindo agricultura, pecuária, construção e segurança pública, além de viagens executivas, modernização da aviação regional, missões humanitárias e de utilidade, como operações de lançamento de paraquedismo”.
Chabbert destacou que uma frota em expansão de Kodiak 100s já opera no Brasil, ao lado da família de aeronaves TBM, veloz e eficiente.
“O Kodiak 900 e o Kodiak 100 compartilham o mesmo design resistente e qualidades excepcionais de pilotagem – incluindo capacidades STOL (decolagem e pouso em distâncias curtas), além de resistência a stall e parafuso. Com um trem de pouso fixo reforçado, essas aeronaves são ideais para operações em pistas não preparadas, como faixas de grama ou cascalho em regiões remotas”. Afirmou Paulo C. Olenscki, Diretor Executivo da Daher Aviation Brasil.
A fuselagem alongada do Kodiak 900 eleva o volume total da cabine em 20%, alcançando 8,75 m³ (309 pés cúbicos). O modelo traz um layout inovador com 10 assentos, que une a experiência da Daher em interiores sofisticados e luxuosos dos TBM – com a herança robusta do Kodiak, oferecendo uma configuração multifuncional e elegantemente acabada.
Os novos assentos para passageiros Summit+ multidirecionais permitem que o interior do Kodiak 900 seja configurado de diversas formas, desde um layout tipo “club seat” até um arranjo totalmente voltado para frente. Os assentos podem ser facilmente removidos para maximizar o espaço da cabine e a capacidade de carga útil.
O Kodiak 900 conta com o motor turboprop PT6A-140A de 900 SHP, da Pratt & Whitney Canada, projetado especificamente para o setor de aeronaves utilitárias e otimizado para cenários de alta demanda. Esse motor proporciona ótimo desempenho em condições 'quentes e altas', acionando uma hélice de material composto de cinco pás da Hartzell, que opera em baixa rotação de 1.900 rpm, com um nível de ruído muito baixo.
Além de estar equipado com “glass cockpit” Garmin G1000 NXi de alta resolução e um piloto automático sofisticado, padrão nos Kodiak 900 e Kodiak 100, a aeronave está equipada com sistema de datalink GDL 60 e a tecnologia PlaneSync™, com o qual a aeronave ganha conectividade total, permitindo downloads rápidos de dados de navegação e atualização de database via wireless e registro automático para monitoramento simplificado de voos e desempenho do motor.
O Kodiak 900 foi certificado pela Federal Aviation Administration dos EUA em 2022 e recebeu a validação da European Aviation Safety Agency em 2023.
O Kodiak 900 e o Kodiak 100 seguem em produção contínua na fábrica da Daher Aircraft em Sandpoint, Idaho. Desde que adquiriu a linha de produtos Kodiak em 2019, a companhia investiu milhões de dólares em melhorias nos recursos de produção e no desenvolvimento dos sistemas da família de aeronaves.
A Daher Aircraft criou uma operação brasileira em São Paulo, visando apoiar e ampliar a presença das linhas de aeronaves TBM e Kodiak no Brasil e na América Latina como um todo.
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A Daher Aircraft estabelece sua operação Brasileira para aeronaves TBM e Kodiak, e nomeia a equipe de liderança.
13 de outubro de 2025, Las Vegas Nevada/NBAA-BACE, São Paulo, Brasil .
A Daher Aircraft anunciou hoje o estabelecimento de sua operação brasileira sediada em São Paulo, marcando um passo fundamental na estratégia de longo prazo da empresa para apoiar e expandir a presença de suas famílias de aeronaves turboélice TBM e Kodiak no Brasil e em toda a América Latina.
Esta entidade fornecerá suporte operacional e desenvolvimento de negócios para as aeronaves TBM e Kodiak da Daher Aircraft – ambas oferecem soluções modernas e altamente eficientes para necessidades de negócios, transporte regional e viagens pessoais no dinâmico mercado brasileiro.
"O estabelecimento da Daher Aircraft no Brasil fortalece nossa capacidade de apoiar diretamente os clientes e aumentar nossa presença na região", disse Nicolas Chabbert, CEO da Divisão de Aeronaves da Daher, durante o briefing da empresa na NBAA Business Aviation Convention & Exhibition (NBAA-BACE) em Las Vegas, Nevada. "Com a nomeação de uma equipe de liderança altamente experiente, estamos bem posicionados para atender nossos operadores de aeronaves TBM e Kodiak e construir novas parcerias em todo o Brasil."
Chabbert anunciou a nomeação de Paulo César Olenscki como Diretor Executivo da operação brasileira da Daher Aircraft, juntamente com Rodrigo Cendon como Diretor de Relações com o Cliente. Juntos, eles trazem décadas de experiência no setor de aviação brasileira, com expertise em gestão, certificação, operações técnicas, vendas, desenvolvimento de negócios e engajamento com o cliente.
Paulo Olenscki desenvolveu sua expertise ao atuar em cargos executivos de gestão empresarial e com responsabilidades operacionais em engenharia de aeronaves, certificação, ensaios em voo e modificações de aeronaves, além de trabalhar com Autoridades Aeronáuticas brasileiras e internacionais na definição e estabelecimento de padrões de certificação. Sua carreira incluiu o cargo de Diretor Executivo na Algar Aviation, onde Olenscki implementou uma nova estratégia de negócios utilizando ferramentas de gestão que resultaram em uma melhora significativa nas operações e vendas de aeronaves TBM no Brasil.
Na Embraer, seu papel envolveu a coordenação de múltiplos programas de certificação, como o projeto da aeronave E-Jet – desempenhando um papel significativo na expansão do alcance de mercado da Embraer. Ampliando sua atuação na esfera regulatória global, Olenscki representou a Embraer no FAA ExCom (Comitê Executivo da Federal Aviation Administration) e em comitês consultivos de alto nível, como o FAA Aviation Regulatory Advisory Committee (ARAC) e o European Safety Standards Consultative Committee (SSCC), ajudando a moldar futuras regulamentações da aviação. Ele atuou como consultor na criação da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil, a ANAC, que foi um passo fundamental para o desenvolvimento da Embraer e de toda a indústria da aviação brasileira.
Na área de ensaios em voo, ele conduziu uma vasta gama de testes críticos em várias aeronaves, registrando mais de 1.000 horas de voo de ensaios – incluindo a atuação como Engenheiro de Ensaios em Voo e Coordenador de Programas de Certificação na Autoridade de aviação civil brasileira ANAC em projetos de desenvolvimento cruciais tanto para o governo brasileiro quanto para a Embraer. Olenscki participou de campanhas e projetos de certificação altamente complexos, como a campanha completa de voos de certificação do jato regional Embraer 145 e as investigações em voo de condições severas de formação de gelo no avião turboélice de transporte regional Embraer 120, juntamente com a definição do inovador sistema de controle fly-by-wire dos jatos regionais da série Embraer ERJ 170.

Rodrigo Cendon traz mais de 20 anos de experiência na aviação executiva do Brasil, com uma sólida formação em suporte ao cliente, orçamentação e faturamento. Ao longo de sua carreira, ele desenvolveu profunda expertise nos setores de aviação executiva e agronegócio, combinando forte conhecimento técnico em gestão de aeronaves com uma comprovada capacidade de construir relacionamentos duradouros com clientes e impulsionar o desenvolvimento de negócios em organizações aeroespaciais líderes.Na Algar Aviation, Cendon atuou como Gerente de Vendas para o Brasil, onde foi responsável pelas operações de vendas e pós-venda das aeronaves TBM. Neste ex-concessionário da linha de produtos TBM no Brasil, ele desempenhou um papel fundamental na promoção da marca e na gestão de uma extensa carteira de clientes. Seu trabalho com grandes clientes no segmento do agronegócio brasileiro ajudou a fortalecer a presença da Daher em um dos mercados de aviação mais estratégicos do país.
Cendon posteriormente ingressou na TAM Aviação Executiva, onde atuou como Gerente de Suporte ao Cliente, gerenciando uma carteira de mais de 100 clientes corporativos. Anteriormente, ele construiu uma sólida base na Embraer, passando mais de uma década gerenciando operações de pós-venda para clientes de aviação executiva e apoiando uma frota de mais de 120 aeronaves em todo o Brasil.
A aeronave pressurizada TBM de seis lugares da Daher Aircraft é ideal para viagens de negócios e pessoais em todo o continente latino-americano, proporcionando o melhor avião turboélice para viagens de negócios e pessoais no continente. Reconhecida por sua velocidade e eficiência, a mais recente versão, o TBM 960, tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 610 km/h (330 kts.) e um alcance máximo de 3.204 quilômetros (1.730 milhas náuticas).
Os aviões Kodiak 100 e Kodiak 900 de 10 assentos da Daher Aircraft também são perfeitamente adequados para o mercado brasileiro, oferecendo plataformas modernas, robustas, confortáveis e fáceis de pilotar, que são flexíveis e sustentáveis – ao mesmo tempo em que apresentam fácil conversibilidade para acomodar passageiros, carga e sistemas de missão. A grande porta, do tamanho de um palete, facilita o embarque/desembarque de passageiros, macas e carga.